Humberto Costa pede criação de comissão para acompanhar vacina contra covid-19 — Senado Notícias

O Senador Humberto Costa (PT-PE) propôs em sessão remota do Plenário nesta quarta-feira (18) a criação de uma comissão especial para acompanhar o registro das vacinas contra a covid-19 na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o requerimento (RQS 2.551/2020), apresentado pelo senador, a comissão será responsável por fiscalizar todo o processo de aquisição e de distribuição das vacinas para a população brasileira.

— Como nós temos receio da intromissão do presidente da República em órgãos que devem ser independentes, quero pedir à V. Exa. e ao presidente efetivo que coloquem em votação esse meu pedido. E que nós possamos trabalhar para garantir ao povo brasileiro o direito de se vacinar, usando uma vacina eficiente e segura para todos e todas — disse.

Humberto Costa demonstrou ainda preocupação com uma possível segunda onda da doença chegar ao Brasil.

— Começa a se confirmar uma tendência muito grande e aparentemente avassaladora de retomada do número de novos casos e novas mortes por essa doença tão cruel — afirmou.

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN), que é médica, reforçou que, enquanto a vacina não chega, é preciso continuar com os cuidados básicos de higiene para evitar a contaminação, e também destacou o aumento de mortes.

— São 166 mil óbitos. E a gente está vendo agora que está crescente, está crescendo o número de óbitos e o número de pessoas contaminadas. E a gente sabe que, enquanto a vacina não chega, tem que ser aquilo mesmo, o uso de máscara, o distanciamento social e a higiene das mãos — disse a senadora.

Redes Sociais

Pelo Twiter, o senador Paulo Paim (PT-RS) ressaltou o aumento de casos de covid-19.

“O mundo todo está em alerta com o aumento do número de casos de covid-19. A OMS [Organização Mundial da Saúde] diz que a situação será dura. A segunda onda vai chegar e, até o momento, não temos vacina. O Brasil não pode negligenciar. Não podemos relaxar. Tivemos uma alta d 59% de casos em relação a duas semanas”.

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) destacou a mesma preocupação com o risco da segunda onda da pandemia chegar.

“Não podemos baixar guarda nos cuidados preventivos contra a covid-19. À falsa sensação de normalidade seguem-se o aumento da contaminação e o risco de segunda onda da pandemia. Máscaras, álcool em gel e distanciamento social! Espírito Santo em alerta!”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/11/18/humberto-costa-pede-criacao-de-comissao-para-acompanhar-vacina-contra-covid-19.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Governo aumenta taxação sobre bancos para desonerar diesel e gás de cozinha — Senado Notícias

O governo publicou na noite da segunda-feira (1º) a Medida Provisória (MP) 1.034/2021, que entre …