Congresso receberá iluminação verde para lembrar o Dia da Homeopatia — Senado Notícias

O Congresso Nacional receberá iluminação verde, desta segunda-feira (23) até sexta-feira (27), em alusão ao Dia Nacional da Homeopatia, comemorado em 21 de novembro. A iniciativa faz parte da “Campanha Novembro Verde: Trate-se com homeopatia”, da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB). O pedido foi aprovado pelo primeiro-secretário do Senado, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), que entende ser essa uma ação relevante para valorizar o método terapêutico homeopático.

— Iluminar o Senado Federal com verde é um gesto que parece simples, porém, importante para trazer luz a esse tema. A sociedade brasileira necessita ser esclarecida sobre as opções terapêuticas existentes. Quando o Senado dá sua contribuição refletindo as cores da campanha, mostra o seu apoio — ressalta o primeiro-secretário. O edifício da Câmara dos Deputados também estará iluminado de verde.

Para o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que é médico, quanto mais opções de tratamento forem disponibilizadas aos pacientes, melhores serão os resultados.

— A homeopatia é amplamente utilizada no país há décadas para prevenção e recuperação, com baixíssimas reações adversas, e tem sua eficácia comprovada. Portanto, acredito que deve ter seu acesso ampliado — afirma.

O objetivo da campanha, segundo o médico Luiz Darcy Gonçalves Siqueira, presidente da AMHB, é valorizar e divulgar a homeopatia com o propósito de esclarecer os benefícios do método terapêutico à sociedade. A homeopatia, afirma, é a segunda terapêutica mais utilizada no mundo, e os benefícios do tratamento já foram comprovados.

— A homeopatia atua com abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde, em que a relação médico-paciente é um dos elementos fundamentais da terapêutica. Além disso, promove a humanização e estimula a autonomia do indivíduo, na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade — afirma o médico.

O verde representa a homeopatia, segundo AMHB, por considerá-la a “cor do equilíbrio interno”. A homeopatia, explicou Luiz Darcy, é uma terapêutica capaz de promover esse equilíbrio por meio de medicamentos naturais.

Hahnemann

Criada pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann em 1796, a homeopatia considera, no tratamento, a totalidade do ser humano, não a doença isolada. Ela atua por meio de estímulos energéticos desencadeados por medicamentos com o intuito de reequilibrar a energia vital da pessoa, sem efeitos adversos. Foi introduzida ao Brasil em 21 de novembro de 1840, trazida pelo médico francês Benoit Jules Mure, data em que aqui é comemorada.

No Brasil, a homeopatia é uma especialidade médica desde 1980, sendo que em 1999 o Ministério da Saúde inseriu a consulta médica homeopática na tabela SIA/SUS. E, desde 2006, faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS.

Com informações da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/11/23/congresso-recebera-iluminacao-verde-para-lembrar-o-dia-da-homeopatia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Após quatro meses, Ney Suassuna se despede do cargo de senador — Senado Notícias

O empresário Ney Suassuna (Republicanos-PB) se despede nesta sexta-feira (22) do cargo de senador após …