Humberto Costa quer que PGR investigue vazamento de dados do Ministério da Saúde — Senado Notícias

O senador Humberto Costa (PT-PE) pediu nesta quinta-feira (26) a abertura de uma investigação, a ser feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR), sobre o vazamento de informações de 16 milhões de pessoas da base de dados do Ministério da Saúde.

O vazamento aconteceu após um funcionário do Hospital Albert Einstein publicar em uma plataforma da internet uma lista de usuários e senhas da base de dados do Ministério da Saúde. Com isso, dados como nomes, CPFs, endereços e históricos médicos de 16 milhões de pessoas que fizeram testes para detecção de covid-19 ficaram expostos. Entre os cidadãos afetados pelo vazamento estão autoridades do governo federal.

“Houve, no mínimo, violação do dever de guarda e do sigilo dos dados, o que deve ser suficientemente apurado”, escreveu o senador em suas redes sociais.

Além da PGR, o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União também foi acionado, para averiguar o uso de recursos destinados à segurança informacional do Ministério da Saúde.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/11/26/humberto-costa-quer-que-pgr-investigue-vazamento-de-dados-do-ministerio-da-saude.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Alessandro Vieira pede convocação de Pazuello para explicar falta de insumos contra a covid-19 — Senado Notícias

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) pediu a convocação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para …