Negativas a novos pedidos da defesa de Lula no caso triplex estão entre os destaques do podcast Aconteceu no STJ – STJ

A 34ª edição do podcast Aconteceu no STJ está no ar, com as principais notícias do Superior Tribunal de Justiça (STJ) durante a semana que passou – entre elas, o julgamento de novos pedidos da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em um deles – com base na série de matérias conhecida como Vaza Jato, divulgada pelo portal The Intercept –, a defesa pretendia suspender a tramitação do processo, alegando a suspeição do ex-juiz Sergio Moro, que condenou Lula no caso do triplex do Guarujá, em São Paulo, investigado na Operação Lava Jato.

Entre os assuntos que também foram destaque no noticiário, está a decisão dos ministros da Corte Especial que manteve a prisão preventiva de Everaldo Dias Pereira – o pastor Everaldo – e de outras seis pessoas investigadas nas Operações Placebo e Tris in Idem. Essas operações apuram suposta organização criminosa formada no governo do Rio de Janeiro para desviar recursos e receber propinas, inclusive no sistema de saúde estadual.

Outras d​​ecisões

As Terceira e Quarta Turmas tiveram três decisões destacadas nesta edição do programa: em uma delas, os magistrados do STJ unificaram o entendimento das turmas de direito privado ao concluir que o plano de saúde só é obrigado a reembolsar despesas médico-hospitalares fora da rede credenciada em situações excepcionais, como a falta de estabelecimento ou profissional credenciado no local e urgência ou emergência do procedimento. 

Em outra decisão, os ministros definiram que o empresário rural, embora precise estar registrado na Junta Comercial para solicitar a recuperação judicial, pode incluir o período anterior à formalização do registro para cumprir o prazo mínimo de dois anos exigido por lei. 

Também foi decidido que uma viúva, em São Paulo, não obtivesse o direito real de habitação sobre o imóvel no qual morava, comprado pelo marido em copropriedade com um filho dele, antes do casamento. 

Para saber os detalhes dessas e de outras notícias, acesse o podcast Aconteceu no STJ, disponível nas plataformas Spotify e SoundCloud.​

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/HOJY9y_N2R0/01122020-Negativas-a-novos-pedidos-da-defesa-de-Lula-no-caso-triplex-estao-entre-os-destaques-do-podcast-Aconteceu-no-STJ.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …