Edição nº 1.000: Informativo STF inaugura uma nova fronteira na difusão da informação no Supremo – STF

Em comemoração à edição nº 1.000, o Supremo Tribunal Federal (STF) lança, nesta semana, o novo Informativo STF com o objetivo de implementar uma nova fronteira na difusão de informação jurisdicional da Corte. Com projetos gráfico e de comunicação modernizados, a edição especial segue diretrizes da atual administração, no sentido de priorizar a governança jurisdicional do STF e melhorar a experiência dos usuários por meio da gestão orientada a dados.

A publicação, criada em 1995 para difundir a jurisprudência do Tribunal, traz resumos dos julgamentos que permitem à sociedade acompanhar os trabalhos colegiados do STF, a cada semana, de forma organizada e estruturada. A seleção dos processos noticiados leva em consideração critérios de relevância, novidade e contemporaneidade da temática objeto de julgamento.

O lançamento é uma das entregas do projeto de modernização do Informativo STF, que é conduzido pela Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação, unidade que possui a missão de gerenciar, produzir e difundir com excelência informações jurídicas e institucionais do Supremo Tribunal Federal.

 

Estrutura 

A estrutura e conteúdo do periódico foram aperfeiçoados, em alinhamento com parâmetros internacionais de publicação de jurisprudência. Os resumos passaram a adotar redação mais objetiva e concisa, com destaque para as teses, conclusões e fundamentos utilizados pelos órgãos colegiados, tanto do Plenário quanto das Turmas, em sessões presenciais e virtuais. Nesta edição, a nova estrutura será apresentada por meio de um infográfico.

Plenário Virtual em Evidência 

Tendo em vista a necessidade de se adotar medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus, o Supremo aprimorou a participação social no sistema virtual de julgamentos. Nesse contexto, além de aperfeiçoar o conteúdo e a estrutura de divulgação dos julgamentos recentes da Corte, o novo Informativo STF inaugura o serviço Plenário Virtual em Evidência.

O espaço apresenta a seleção e o resumos de casos emblemáticos do Plenário que serão julgados no ambiente virtual, com destaque para as ações de controle de constitucionalidade e processos subjetivos submetidos à sistemática da repercussão geral. Para o presidente do STF, ministro Luiz Fux, “é uma forma de ampliar a transparência e dar amplo conhecimento à sociedade sobre os processos selecionados, estimulando a participação social também no ambiente virtual, que deu mais dinamicidade ao Tribunal e representa mais de 90% dos julgados deste ano”. Acompanhe os dados no Painel de Julgamentos Virtuais.

Nova página e ferramenta de pesquisa

Para melhorar a experiência dos usuários, a página do Informativo STF no site do Tribunal ganhou uma nova versão. Foram implementadas melhorias de usabilidade que simplificaram o acesso e facilitaram a pesquisa ao conteúdo dos resumos.

Agora, além de ter acesso direto às edições do periódico, organizadas também por ano e ramo do Direito, o leitor poderá ser redirecionado para a nova Pesquisa de Jurisprudência. Após digitar o critério de pesquisa, o usuário vai encontrar os resultados da busca, com opção de escolher a base do Informativo STF nos filtros laterais, com a indicação da quantidade de documentos encontrados.

O leitor também poderá se cadastrar para receber e-mails semanais (Push) com as novas edições da publicação.

Inovações

Para garantir o acesso intuitivo e simplificado ao conteúdo, melhorando, assim, a experiência dos leitores, no Informativo STF e no Plenário Virtual em Evidência, a interatividade se dará por meio de QR Codes e ícones que redirecionam o usuário para informações como a planilha de dados, o hotsite da atuação do STF na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o áudio da notícia com tecnologia assistiva e os vídeos das sessões de julgamento e de audiências públicas, quando houver.  

Na planilha de dados, o usuário terá acesso às informações do processo e do julgamento, tais como a classe e o número processual, o relator e o redator para o acórdão, se for o caso, o órgão julgador, a origem do processo, as datas de julgamento e de divulgação da publicação, a tese fixada pelo Tribunal e o “resumo em frase” de cada notícia, legislação e precedentes citados, entre diversos outros dados relevantes para estudos e pesquisas acadêmicas. 

Outra inovação é a inclusão de identificações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com os quais os processos se relacionam, como medida para reforçar a integração da Agenda 2030 da ONU ao STF e vetor estratégico para aprimorar o modo de se pensar e de se fazer justiça no Brasil.  

Parceria institucional entre o STF e IBICT 

Como mais uma ação de modernização, o Informativo STF passa a ser divulgado como periódico de publicação seriada, com código ISSN (International Standard Serial Number), resultado que foi alcançado a partir da parceria institucional entre o STF e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). "Essa inovação potencializa tanto o estudo e a citação da obra no meio jurídico-acadêmico quanto a organização, recuperação e transmissão de dados sobre a publicação em bases de dados automatizadas", afirmou o ministro Fux. 

SP/EH//SAE

Fonte Oficial: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=456477.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Supremo condena mais 14 réus por participação nos atos antidemocráticos de 8/1 – STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 14 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 …