faça o download gratuito do e-Título — Tribunal Superior Eleitoral

A crise energética em Macapá (AL) adiou a eleição deste ano no município, que conta com quase 300 mil cidadãos aptos a votar. Com isso, os eleitores macapaenses vão às urnas neste domingo (6) para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. Quem quiser usar o e-Título – documento digital que substitui o título eleitoral – no dia da eleição não deve deixar para a última hora para fazer o download gratuito do aplicativo.

No dia da votação, o e-Título pode servir como documento oficial de identificação para o eleitor que já tenha feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, uma vez que, nesse caso, o app traz a foto do usuário. A ferramenta permite também ao cidadão checar a localização da sua seção eleitoral, bem como justificar ausência às urnas no dia da votação, caso se encontre fora de seu domicílio eleitoral, por meio do recurso de geolocalização.

O e-Título pode ser baixado nas plataformas Google Play (Android) e App Store (IOS). Após fazer o download, é necessário preencher os dados para realizar o cadastro e validar o aplicativo. Por isso, é importante que o eleitor preencha os dados corretamente: se houver alguma informação em discordância com as do cadastro eleitoral, o sistema não aprovará a solicitação de emissão e, assim, o eleitor não poderá utilizar as funcionalidades do app no dia do pleito.

Atualmente, cerca de 17 milhões de eleitores (mais de 14% do eleitorado) estão cadastrados no e-Título.

Outros meios

É importante ressaltar que nenhum dos serviços prestados pelo e-Título é exclusivo do aplicativo. Isso significa que as consultas também podem ser obtidas pelo computador ou junto a um cartório eleitoral.

Além disso, é possível acessar serviços e informações por meio do chatbot, o Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp. Basta salvar o número (61) 9637-1078 e iniciar uma conversa.

MC/LC, DM

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Dezembro/1o-turno-em-macapa-faca-o-download-gratuito-do-e-titulo.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Plenário determina novas eleições para a prefeitura de Antônio Carlos (MG) — Tribunal Superior Eleitoral

Na sessão realizada nesta quinta-feira (4), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por …