Otto reclama de retirada de Paim da lista de personalidades negras da Fundação Palmares — Senado Notícias

O senador Otto Alencar (PSD-BA) manifestou indignação nesta quarta-feira (2), durante sessão remota, com a retirada do nome do senador Paulo Paim (PT-RS) da lista de personalidades negras da Fundação Palmares.

Otto ressaltou a importância de Paim na luta defesa dos direitos humanos. O senador também destacou outros nomes excluídos da lista e afirmou que “todas essas personalidades estão num nível bem superior ao autor da portaria que excluiu essas personalidades”.

— Protesto contra a decisão tomada pelo presidente da Fundação Palmares, Sr. Sérgio Camargo, quando excluiu da lista de personalidades negras do nosso país pessoas do quilate do senador Paulo Paim. O senador Paulo Paim construiu uma história de vida na luta política em defesa dos direitos humanos, contra o racismo, contra a exclusão em todos os sentidos. Excluiu dessa lista personalidades como Marina Silva; Milton Nascimento; Gilberto Gil, meu conterrâneo, de quem sou fã de carteirinha pelas suas músicas lá atrás de protesto contra a ditadura e que foi exilado, sofreu muito com o exílio, lutou pela liberdade e pela democracia do povo baiano e do povo brasileiro — ressaltou.

O senador lamentou as “decisões equivocadas” tomadas pela Fundação Palmares.

— Lamentavelmente, estamos vendo, pessoas que estão dirigindo órgãos da importância da Fundação Palmares tomando decisões equivocadas, antidemocráticas e que devem ser revistas, porque não admitiremos nunca que se possam excluir pessoas — que tenham lutado pela liberdade, pela democracia — afirmou.

O senador Humberto Costa (PT-PE) informou que solicitou ao Ministério Público Federal a apuração do desvio de finalidade da portaria assinada pelo presidente da Fundação Palmares, em que muda as regras para a inclusão de nomes de personalidades negras. A fundação passará a fazer apenas homenagens póstumas, medida que levou à exclusão de 29 nomes da lista. Humberto comunicou, ainda, que apresentou uma proposta de decreto legislativo que susta a decisão tomada por Sérgio Camargo. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/12/02/otto-reclama-de-retirada-de-paim-da-lista-de-personalidades-negras-da-fundacao-palmares.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Autonomia do Banco Central já é lei — Senado Notícias

Já é lei a autonomia do Banco Central (Lei Complementar 179, de 2021). A diretoria …