Paim pede mobilização para projeto que trata de abordagem sem preconceito — Senado Notícias

Em pronunciamento nesta quinta-feira (3), o senador Paulo Paim (PT-RS) pediu a mobilização de toda a sociedade para a votação do projeto que proíbe a conduta de agente público ou profissional de segurança privada fundada em qualquer tipo de preconceito, notadamente o de raça, de origem étnica, de gênero, de orientação sexual ou de culto.

Segundo Paim, o PL 5231/2020, que deve estar na pauta do Senado na próxima semana, foi sugerido na Comissão de Direitos Humanos (CDH) pela Coalizão Negra por Direitos. Para o senador, essa é uma forma de o Congresso Nacional mostrar à sociedade que está também na luta contra qualquer tipo de preconceito, como o que marcou o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, no dia 19 de novembro, por dois seguranças privados de uma rede de supermercados em Porto Alegre.

— O mundo todo está fazendo esse debate. O mundo todo está aprofundando essa questão. Lamentavelmente nós temos ainda uma abordagem truculenta. O que nós queremos é que a abordagem seja igual para brancos, negros, índios, jovens, adultos, idosos. É disso que trata o projeto. Ninguém pode ser julgado ou pré-julgado pela cor da pele.

Paim afirmou ainda que o racismo no país é estrutural e está em toda a sociedade. No Brasil, disse, uma pessoa ainda é odiada, morta e agredida pela cor da pele. O senador lembrou que um homem negro tem oito vezes mais chance de ser vítima de homicídio do que alguém que não é negro. Em 2019, 66% de todas as mulheres assassinadas eram negras. E entre os jovens com idade de 15 a 29 anos que não estudam nem trabalham 63% são negros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/12/03/paim-pede-mobilizacao-para-projeto-que-trata-de-abordagem-sem-preconceito.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Pacheco anuncia volta ao trabalho remoto para conter o avanço da covid-19 — Senado Notícias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou a retomada das sessões virtuais a partir da …