Congresso da OAB debate temas de Direito Administrativo que estarão em destaque em 2021 – OAB

A OAB Nacional, por meio da Comissão Especial de Direito Administrativo, realizou, nesta quarta-feira (9), o webinar “Congresso de Direito Administrativo: uma Agenda para 2021”. Diversos especialistas, advogados, juristas e acadêmicos debateram sobre reforma administrativa, lei de licitações, lei de improbidade administrativa e administração pública, dentre outros temas da área. Os debates e apresentações foram transmitidos em tempo real no canal da OAB Nacional no YouTube.

Na abertura, o presidente da Comissão Especial de Direito Administrativo da OAB Nacional, José Sérgio Cristóvam, afirmou que o evento é fundamental para definir uma agenda de encaminhamentos para 2021, debatendo temas que estarão em destaque no Congresso Nacional e na administração pública. “Quem acompanha as discussões sobre Direito Administrativo está preocupado com as propostas em debate e precisamos de uma agenda mínima de encaminhamentos para o ano que vem. Escolhemos quatro temas para debate no evento, mas a agenda não se limitará a esses pontos. O webinar é primordial para aprofundar os debates e traçar as estratégias para interlocução com o Congresso Nacional”, disse o presidente da comissão.

A mesa 1 discutiu sobre a “PEC 32/2020 e os contornos da Proposta de Reforma Administrativa: o que esperar?”, com a participação das advogadas Caroline Müller Bitencourt (mestre e doutora em Direito Administrativo – UNISC) e Ligia Maria Silva Melo de Casimiro (presidente do Instituto Cearense de Direito Administrativo e diretora adjunta do IBDA). A mediação foi realizada pela advogada Alexandra Berto Ribeiro (presidente da Comissão de Direito Administrativo da OAB-AL).

Na sequência, o assunto abordado foi a “Lei de Improbidade Administrativa em revista e o PL 10.887/18: o retorno do pêndulo?”, com as discussões sendo conduzidas pelos advogados Flávio Henrique Unes Pereira (mestre e doutor em Direito Administrativo – UFMG) e Marcelo Harger (mestre e doutor em Direito Administrativo – PUC-SP). A mediação do painel foi feita pelo advogado Juscimar Pinto Ribeiro (presidente do Instituto de Direito Administrativo de Goiás e conselheiro seccional da OAB-GO).

A terceira mesa realizou um debate sobre a lei de licitações, abordando “A Lei nº 8.666/93 e as Propostas que Tramitam no Congresso Nacional: quais os seus efetivos impactos para as compras públicas no Brasil?”, com o advogado Joel de Menezes Niebuhr (mestre em Direito – UFSC; e doutor em Direito Administrativo – PUC-SP;) e a advogada Cristiana Maria Fortini Pinto e Silva (doutora em Direito Administrativo – UFMG; membro da Diretoria do IBDA). A mediação contou com a advogada Kézia Sayonara Franco Rodrigues Medeiros (assessora jurídica junto ao TCE/AL).

Por fim, a última mesa teve como tema “Administração Pública digital e o PL nº 3.443/2019: uma proposta para a Administração Pública do século XXI”, com a participação do advogado Juarez Freitas (doutor em Direito – UFSC; cofundador do Instituto de Altos Estudos de Direito Público) e pela procuradora do município do Rio de Janeiro Vanice Regina Lírio do Valle (doutora em Direito – Universidade Gama Filho). A mediação foi feita pelo advogado Bruno Vieira da Rocha Barbirato (presidente do Instituto Amazonense de Direito Administrativo).

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/58607/congresso-da-oab-debate-temas-de-direito-administrativo-que-estarao-em-destaque-em-2021.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

OAB conquista mais uma vitória no combate à Covid-19 – OAB

A OAB Nacional celebrou, nesta quinta-feira (25), mais uma vitória para a sociedade no combate …