Senado vai debater plano de vacinação do governo contra a covid-19 — Senado Notícias

Em sessão remota nesta quarta-feira (9), o Plenário do Senado aprovou a realização de uma sessão de debate temático para discutir a apresentação do plano de vacinação do governo federal e dos governos estaduais contra a covid-19. O requerimento da sessão foi assinado pelos senadores Esperidião Amin (PP-SC), Nelsinho Trad (PSD-MS), Marcelo Castro (MDB-PI) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Outros senadores também apoiaram a iniciativa.

No requerimento, os senadores ressaltam que, neste momento, “não é possível nenhum tipo de conotação política, ideológica ou de competições entre entes da federação sobre aquisição e distribuição de vacinas”. E Esperidião Amin reitera que o Senado precisa dedicar uma sessão à discussão do plano de vacinação do governo.

O senador disse esperar uma sessão produtiva e esclarecedora, e lembrou que o Brasil é um país continental, em que os desafios para um grande plano de imunização são ampliados. Ele lembrou que a compra da vacina já provocou algumas polêmicas e frisou que “várias dúvidas precisam ser esclarecidas” em relação aos planos do governo.

— A vacina é uma esperança que nos aflige. Deixou de ser uma esperança benfazeja para ser uma aflição — afirmou Esperidião Amin.  

O senador Antonio Anastasia (PSD-MG), que preside a sessão desta quarta-feira, comemorou a aprovação da sessão temática. Pelo Twitter, ele disse que será um debate importante, que precisa ser feito de maneira transparente e democrática. Para o senador, “toda a sociedade precisa estar bem informada sobre as medidas que estão sendo tomadas para a imunização das pessoas, para que possamos, com a segurança necessária, passar logo dessa difícil fase”.

Convidados

Para a sessão, que ainda será marcada, serão convidados o ministro da Saúde, general Eduardo Pazzuelo, e a coordenadora do Programa de Imunização do Ministério da Saúde, Francieli Fantinato. Também serão convidados Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde; Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan; e Rodrigo Murtinho, da Fiocruz. O debate ainda vai contar com representantes dos fabricantes das vacinas e dos conselhos de secretarias estaduais e municipais de saúde.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/12/09/senado-vai-debater-plano-de-vacinacao-do-governo-contra-a-covid-19.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Confúcio Moura vai presidir comissão para avaliar ações contra a covid-19 — Senado Notícias

A Comissão Temporária Interna do Senado para acompanhar ações relacionadas à covid-19 elegeu seu presidente …