TST aprova planejamento estratégico para o período 2021-2026

Entre as principais metas estão a redução do tempo de tramitação e da taxa de congestionamento.

Capa do Plano Estratégico TST 2021-2026

Capa do Plano Estratégico TST 2021-2026

07/12/20 – O Órgão Especial do Tribunal Superior do Trabalho aprovou, nesta segunda-feira (7), o novo Plano Estratégico, que orientará as ações do TST durante o período 2021-2026. Trata-se de um importante instrumento de gestão planejada do Sistema de Governança Institucional. 

Principais metas 

O plano estratégico tem, entre as metas a serem alcançadas até 2026, a redução, em 1% ao ano, de diversos aspectos da tramitação processual e da taxa de congestionamento, além do julgamento de pelo menos 50% dos temas pendentes afetados pelo rito dos incidentes de recursos repetitivos.

Maduro e inovador

Na apresentação do documento, a presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi, afirmou que o Plano Estratégico é resultado da participação de diversas unidades do Tribunal, constituindo-se em um documento “maduro, inovador e direcionado aos anseios da sociedade, atendendo às diretrizes do Poder Judiciário, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Agenda 2030 – ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”.

A ministra explicou que o plano aprovado, composto por metas, objetivos, indicadores e ações elaboradas pela metodologia conhecida como Balanced Scorecard (BSC), possibilitará o aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos no TST e o desempenho de magistrados, servidores e colaboradores, no sentido da entrega de uma prestação jurisdicional cada vez mais célere e de qualidade.

Elaboração

Em razão da pandemia da Covid-19, o planejamento teve de ser adiado para o segundo semestre de 2020, o que, de certa maneira, segundo a presidente, acabou proporcionando uma melhor elaboração da proposta anteriormente iniciada pela Assessoria de Gestão Estratégica. Na busca de um trabalho de excelência e qualidade, durante o período que antecedeu a proposta final, foram oferecidas turmas de capacitação e oficinas que contaram com a participação de cerca de 270 servidores. A proposta, após aprovada pela Secretaria-Geral da Presidência, pela Secretaria-Geral Judiciária e pela Diretoria-Geral da Secretaria do Tribunal, foi apreciada pela Comissão Permanente de Planejamento Estratégico (CPPE) e levada à Presidência para apresentação ao Órgão Especial. 

Planejamento Estratégico

Processo gerencial, contínuo e dinâmico, que envolve toda a estrutura hierárquica da organização, o Planejamento Estratégico considera os aspectos orçamentários, sociais, culturais, de processos internos e ambientais e visa alcançar o futuro almejado mediante ações delineadas no presente.

Em sua elaboração, são analisados fatores como os ambientes interno e externo da instituição, com esboço do cenário, a fim de se estabelecerem as diretrizes estratégicas (valores, missão e visão) que nortearão as ações eleitas para o período contemplado.

O TST tem como missão garantir a segurança jurídica nas relações trabalhistas com julgamentos céleres, eficazes e uniformes. Como visão, busca consolidar-se como órgão de excelência nas pacificações das relações de trabalho e tem como valores a colaboração, a efetividade, a ética, o foco no usuário, a proatividade e a inovação, a sustentabilidade e a transparência. 

(DA/CF)

$(‘#lightbox-evds_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var evds_autoplaying=false;
var evds_showingLightbox=false;
const evds_playPauseControllers=”#slider-evds_-playpause, #slider-evds_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-evds_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: evds_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘,
nextArrow:
‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
] });
$(“#slider-evds_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});

Fonte Oficial: TST.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Empresa de carro-forte terá de indenizar vigilante que levou oito tiros em assalto 

Segundo a perícia, ele ficou com 60% de incapacidade para a atividade. 26/02/21 – A RRJ …