Está mais do que na hora de o Brasil taxar grandes fortunas, diz Paim — Senado Notícias

Em pronunciamento nesta quarta-feira (9), o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que o Brasil precisa começar urgentemente a aplicar o imposto sobre grandes fortunas (IGF). Segundo Paim, a crise do coronavírus pode levar 500 milhões de pessoas à pobreza no mundo. 

— Somos um país desigual, temos a segunda maior concentração de renda do universo. Conforme a ONU, 1% dos mais ricos detém 28,3% de toda a renda do Brasil, nos deixando atrás somente do Qatar. Estudos mostram que se o Brasil taxar as grandes fortunas, poderemos arrecadar mais de R$ 100 bilhões por ano. Dinheiro para ser aplicado em saúde, educação, emprego, renda, renda básica de cidadania, combater a fome. 

O senador lembrou que existem quatro projetos de lei sobre o assunto tramitando no Congresso Nacional, entre eles o PLS 315/2015, de sua autoria, que ainda não passou pela análise de comissões.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/12/09/esta-mais-do-que-na-hora-de-o-brasil-taxar-grandes-fortunas-diz-paim.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Confúcio Moura vai presidir comissão para avaliar ações contra a covid-19 — Senado Notícias

A Comissão Temporária Interna do Senado para acompanhar ações relacionadas à covid-19 elegeu seu presidente …