Felipe Santa Cruz participa de evento que celebra o Dia Universal dos Direitos Humanos – OAB

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, participou do evento virtual “Direitos Humanos Importam!”, realizado, na manhã desta quinta-feira (10), pela OAB em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Sociedade Brasileira de Proteção à Ciência (SBPC), a Comissão Arns e a Academia Brasileira de Ciência (ABC).

Na abertura do evento, Santa Cruz destacou que as seis entidades publicaram, em abril, o Pacto pela Vida, um manifesto surgido no momento em que a pandemia do novo coronavírus começava a entrar em sua fase mais aguda. “Defendemos, essencialmente, o respeito à ciência e à vida de milhões de brasileiros ameaçados pela doença e pela pobreza. São desafios que continuam ainda tão presentes na vida de todos nós. Hoje comemoramos o Dia Universal dos Direitos Humanos, momento que se constitui em celebração, mas também em alerta. Mais de 70 anos após a adoção, pela ONU, da Declaração Internacional dos Direitos Humanos, o mundo vive uma escalada de intolerância, ódio e desigualdade”, apontou o presidente da Ordem.

Santa Cruz ressaltou, ainda, que o mundo atravessa um quadro de grande instabilidade, no qual soluções autoritárias aparecem como saída para os desafios sociais, políticos e ambientais. “É preciso resistir aos ataques que buscam responsabilizar os avanços civilizatórios das últimas décadas pelos desafios de hoje. Devemos aproveitar a data para reafirmar que a saída é sempre mais democracia, mais direitos humanos, menos desigualdade e menos preconceito”, afirmou.

Ele terminou sua participação lembrando que, “no Brasil, os Direitos Humanos são a espinha da Constituição de 1988, que integrou os direitos aos direitos fundamentais. Portanto, ataques e incompreensões que a eles se dirigem são caminhos para a desumanização da sociedade, para o esgarçamento ainda maior de nosso tecido social e para a justificação da barbárie”. Também participou da abertura do evento virtual o presidente da ABI, Paulo Jeronimo, que lembrou o brutal assassinato do jornalista mineiro Evany Metzker, em maio de 2015. O ator Tony Ramos fez a leitura de artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

Em seguida, três mesas temáticas aprofundaram a discussão em temas específicos. A mesa 1 teve como tema “Direitos Humanos e a Defesa da Democracia”; a mesa 2 tratou sobre “Direitos humanos no combate à desigualdade e ao racismo”; e a terceira e última mesa abordou o tema “Direitos humanos e a preservação da vida”. O vídeo do evento está disponível no canal da OAB Nacional no YouTube.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/58608/felipe-santa-cruz-participa-de-evento-que-celebra-o-dia-universal-dos-direitos-humanos.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …