Adiada votação de projeto que altera distribuição de recursos à pesquisa petrolífera — Senado Notícias

A votação do PL 5.066/2020, projeto de lei destinado a estimular a pesquisa de novas tecnologias na exploração e produção de petróleo e gás natural, prevista para esta quinta-feira (10), foi adiada a pedido do relator, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR).

Ao pedir a retirada de pauta, Mecias citou contatos com o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), e com o autor do projeto, senador Plínio Valério (PSDB-AM), que, segundo ele, apoiaram o adiamento “para encontrarmos um termo, para chegarmos a um texto de interesse comum”. O relator, porém, cobrou o compromisso de votação do projeto na próxima sessão plenária.

O PL 5.066/2020, entre outras medidas, altera a distribuição dos recursos destinados à pesquisa petrolífera, impondo o investimento mínimo em pesquisa, desenvolvimento e inovação como cláusula essencial dos contratos de concessão.

Atualmente, segundo o autor do projeto, a ausência de diretrizes sobre pesquisa faz com que as empresas aloquem os recursos prioritariamente em bacias sedimentares localizadas no mar territorial — e, com isso, não se obtém o conhecimento geológico sobre as bacias sedimentares terrestres.

Plínio Valério também argumenta que o investimento em pesquisa petrolífera permitirá a atração de novos arranjos produtivos e a qualificação da mão de obra local.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/12/10/adiada-votacao-de-projeto-que-altera-distribuicao-de-recursos-a-pesquisa-petrolifera.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Consultora legislativa analisa impacto da pandemia sobre a defesa do consumidor — Senado Notícias

As restrições de circulação por causa da pandemia de covid-19 levaram a um aumento significativo …