CI aprova indicada para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) — Senado Notícias

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou nesta segunda-feira o nome de Flávia Morais Lopes Takafashi para integrar a diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A indicação agora será votada pelo Plenário.

A indicada é presidente do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Santos desde 2019. Formada em Direito, ela é servidora de carreira da agência desde 2010 também chefia o Departamento de Gestão de Contratos da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, no Ministério da Infraestrutura.

Em sua sabatina à CI, Flávia Takafashi afirmou que o setor de transportes aquaviários é “um dos mais estratégicos” para o desenvolvimento do Brasil. Em 2020 o setor apresentou crescimento, mostrando “resiliência” no período da pandemia de covid-19, segundo ela. ela destacou que entre as próximas missões da Antaq está a desestatização das administrações portuárias, cujas concessões devem ser conduzidas com aptidão.

O presidente da comissão, senador Marcos Rogério (DEM-RO), pediu à indicada que dê atenção ao tema da navegação interior. Segundo ele, o país é “riquíssimo” em rios navegáveis, mas não aproveita esse potencial.

O mandato na diretoria da Antaq é de cinco anos, sem a possibilidade de recondução.

BR do Mar

A senadora Kátia Abreu (PP-TO) chamou a atenção da indicada sobre o PL 4.199/2020, conhecido como “BR do Mar”, que incentiva a navegação de cabotagem (pela costa). Ele chegou ao Senado na semana passada. Kátia entende que ele beneficia as maiores empresas que atuam no setor da cabotagem – que são todas estrangeiras – pois permite mais afretamentos (contratações de navios) a quem transporta mais tonelagem de carga.

Flávia Takafashi afirmou que trabalhará na Antaq para fomentar o aumento da concorrência nas atividades, e que a agência incentivará inovações legislativas e regulatórias para tornar os serviços mais eficientes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/12/14/ci-aprova-indicada-para-a-agencia-nacional-de-transportes-aquaviarios.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Publicação do Congresso oferece glossário sobre termos orçamentários — Senado Notícias

O Glossário de Termos Orçamentários, publicado em conjunto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, apresenta …