Crise exige união dos três poderes, diz presidente do STJ ao receber homenagem do Legislativo capixaba – STJ

​​”Precisamos da união do Legislativo, do Executivo e do Judiciário no sentido de promover cada vez mais um Brasil humano, solidário, fraterno, justo e com oportunidade para todos”, defendeu nesta quarta-feira (16) o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, ao receber pessoalmente a Comenda Domingos Martins.

A mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Espírito Santo homenageia personalidades que prestaram relevantes serviços ao estado. A outorga da comenda ocorreu em julho, por videoconferência. A entrega pessoal foi feita pelo vice-presidente da Assembleia, deputado estadual Marcelo Santos.​​​​​​​​​

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos, entrega a comenda ao ministro Humberto Martins. | Foto: Emerson Leal / STJ​

Também estiveram no encontro para prestigiar ornministro Humberto Martins a procuradora-geral de Justiça do Espírito Santo,rnLuciana Andrade; o procurador-geral do estado, Rodrigo de Paula; o líder darnbancada capixaba no Congresso, deputado federal Da Vitória; os juízes auxiliaresrnda Presidência, Sergio Ricardo de Souza (TJES), Alexandre Chini (TJRJ) e SandrarnSilvestre (TJRO); o secretário-geral da Presidência, Jadson Santana; orndiretor-geral do STJ, Marcos Cavalcante, e outras autoridades.​

Responsabil​​idade

O presidente do STJ afirmou que a comenda reforça o seu compromisso por um Poder Judiciário em constante evolução, não só para o estado do Espírito Santo, mas para todo o país. “Temos de tratar todas as unidades da federação como iguais. Todas têm seus problemas, suas virtudes e seu próprio povo, que precisa de um Judiciário forte”, declarou.

Segundo Martins, cabe aos magistrados servir à sociedade por meio de uma Justiça célere, eficiente, transparente e respeitável. “Julgamos as pessoas e interpretamos a lei e a Constituição Federal. Diante de tamanha responsabilidade, deve o verdadeiro juiz pautar a sua conduta por três grandes virtudes: a humildade, a prudência e a sabedoria”, completou. 

Sobre a importância de um pacto entre os poderes, Martins destacou que a iniciativa é fundamental para o Brasil superar o atual “período de pandemia, de crise e de ansiedade”.

Honr​a

Em nome do Legislativo capixaba, o deputado Marcelo Santos disse ser uma honra homenagear o presidente do STJ.​​​​​​​​​

O presidente do STJ (ao centro) recebeu pessoalmente, na sede do tribunal, a honraria que o Legislativo capixaba lhe outorgou em julho, por videoconferência. | Foto: Emerson Leal / STJ

“É um reconhecimento ao trabalho que o ministro vem desenvolvendo ao longo de toda a sua trajetória jurídica. Nós, do Espírito Santo, ficamos muito honrados em reconhecê-lo como o mais novo comendador do estado”, ressaltou o parlamentar.

Ele ainda elogiou o projeto Fale com o Presidente – De mãos dadas: magistratura e cidadania, que atendeu mais de 30 cidadãos neste ano.

“Isso mostra que o STJ está mais próximo da sociedade”, observou o deputado, que recebeu das mãos do ministro Humberto Martins uma medalha alusiva aos 30 anos de instalação da corte, celebrados em 2019.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/ZZL05B9zokU/16122020-Crise-exige-uniao-dos-tres-poderes–diz-presidente-do-STJ-ao-receber-homenagem-do-Legislativo-capixaba.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Talk show sobre poder feminino inaugura comemorações do Mês da Mulher no STJ – STJ

​​Para dar continuidade à política de promoção da equidade de gênero, o Superior Tribunal de …