Projeto susta cessão de espaços para aquicultura em águas da União — Senado Notícias

O uso dos espaços físicos em corpos d’água de domínio da União para a prática da aquicultura por pessoas físicas ou jurídicas poderá ser suspenso. É o que prevê o projeto de decreto legislativo (PDL 577/2020) apresentado pelos senadores Paulo Paim (PT-RS), Paulo Rocha (PT-PA) e Jaques Wagner (PT-BA).  

A proposta suspende o Decreto 10.576, de 14 de dezembro de 2020, que estabelece que pessoas físicas ou jurídicas podem requerer o uso desses espaços físicos junto à Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio de apresentação de projeto técnico.  

A justificativa apresentada pelos senadores é que o decreto em vigor exclui a atividade fiscalizatória do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a atuação do Ministério do Meio Ambiente sobre a cessão desses espaços físicos.

Além disso, segundo os senadores, a prática da aquicultura pode gerar impactos ambientais. Para sua realização é necessário licenciamento ambiental, conforme estabelece o art. 10 da Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981

“Em meio a processos que se caracterizam por ‘passar a boiada’, em que, pelo manto da desburocratização e modernização, os órgãos ambientais deixam de ter voz ativa em atividades potencialmente poluidoras, em ofensa aos ditames constitucionais de proteção ambiental, é necessário que o decreto seja urgentemente sustado”, enfatiza o senador Paulo Rocha. 

Ana Luísa Santos, com supervisão de Patrícia Oliveira

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/01/21/projeto-susta-cessao-de-espacos-para-aquicultura-em-aguas-da-uniao.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

33 vetos presidenciais aguardam votação no Congresso Nacional — Senado Notícias

O Congresso Nacional deve realizar uma sessão na primeira quinzena de março para analisar vetos …