TV Justiça exibe série de reportagens sobre sistema carcerário produzida pela TV e Rádio do STJ – STJ

Nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, a TV Justiça exibe uma série de três reportagens especiais sobre o sistema carcerário brasileiro – produzida pela Coordenadoria de TV e Rádio (CRTV) do Superior Tribunal de Justiça (STJ).  

A primeira reportagem da série vai abordar a questão da superlotação dos presídios. O promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça (CNPCP), Antonio Suxberger, fala sobre a eficácia das audiências de custódia como uma forma de combater o alto índice de encarceramento no país.

Dignidade e pre​conceito

A segunda reportagem retrata como o desrespeito aos direitos básicos dos detentos – entre eles, dignidade, educação, trabalho, saúde e segurança – está enraizado dentro das penitenciárias. O ministro do STJ Rogerio Schietti Cruz reforça a importância do Judiciário no combate à violação desses direitos que, quando desrespeitados, muitas vezes acabam resultando em violência e rebeliões dentro das unidades prisionais.

A terceira e última reportagem mostra a situação da população LGBT dentro dos presídios. Apesar de haver muito preconceito e de não existir uma lei que determine direitos ou tratamentos específicos para essas pessoas, o Judiciário tem atuado para garantir proteção para detentas transexuais e travestis, por exemplo. A Diretora de Proteção dos Direitos LGBT do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Marina Reidel, é uma das entrevistadas do terceiro episódio.

Série: Sistema Carcerário Brasileiro

A série vai ao ar no Jornal da Justiça 1ª edição, às 12h30, com reprise no Jornal da Justiça 2ª edição, às 18h30 – TV Justiça​

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/8qnTD-pNJCA/27012021-TV-Justica-exibe-serie-de-reportagens-sobre-sistema-carcerario-produzida-pela-TV-e-Radio-do-STJ.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …