Parlamento Amazônico fará diagnóstico de vacinação contra covid na região — Senado Notícias

Os senadores e deputados integrantes do Parlamento Amazônico (Parlamaz) farão um diagnóstico da epidemia de covid-19 em seus países e das medidas de vacinação na região amazônica. O pedido foi feito pelo presidente do parlamento, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), durante reunião do grupo nesta quinta-feira (4), destinada à eleição dos vice-presidentes do bloco. A situação da pandemia em cada país será discutida no próximo encontro do grupo, que deve acontecer no fim de março. 

— Proponho como pauta emergencial nos primeiros encontros a defesa da priorização dos moradores da região no processo de vacinação. Em função das distâncias e das carências, essas pessoas estão menos preparadas para lidar com a doença — justificou o senador.

Vice-presidentes

Na reunião, foram escolhidos cinco vice-presidentes para o biênio 2021-2022.

Pelo Brasil, o representante eleito foi o deputado federal Léo Moraes (Podemos-RO). Os demais vices são os deputados Aleiza Alcira Rodríguez, da Bolívia; Juan David Velez, da Colômbia; Romel Guzamana, da Venezuela; e Gabriela Cerda, legisladora do Equador. 

Peru, Suriname e Guiana ainda não indicaram seus candidatos, que devem ser eleitos na próxima reunião.

Criado em 1989, o Parlamaz tem o objetivo de estabelecer políticas integradas entre os países, estreitando as relações sobre questões relacionadas à Amazônia e promovendo a cooperação e o desenvolvimento sustentável da região.

Crise sanitária e econômica

Nelsinho Trad enfatizou a importância do grupo diante dos impactos causados pela crise sanitária e econômica do coronavírus. Para ele, o parlamento representa um “um sopro de esperança em meio a uma das mais sombrias épocas da história”.

— O Parlamento da Amazônia nunca foi tão útil e necessário como agora. Em momentos de adversidade, a articulação e o trabalho em conjunto, fundamentos do Parlamaz, costumam ser poderosas ferramentas para superar obstáculos e promover o bem comum. Esse colegiado possui as condições objetivas para ajudar a região a ultrapassar este momento e lançar as bases para um futuro de desenvolvimento sustentável e de paz social — ressaltou Trad.

O senador Paulo Rocha (PT-PA), assim como parlamentares da Bolívia e da Colômbia, também expressaram a importância global do parlamento.

— Uma região que é vista pelo mundo, com interesses voltados para ela, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade — disse o senador.

Gabriela Cerda, do Equador, falou sobre a importância de somar esforços para incentivar o cuidado da Amazônia. Segundo ela, todos os países participantes têm grandes inconvenientes com a exploração e a falta de atenção às zonas rurais. 

— Reitero essa aliança estratégica para que possamos nos unir e proteger os espaços de biodiversidade, espaços ricos em cultura, tradição e pessoas. Há necessidade de unir esses esforços para que possamos formular estratégias e assim possamos compartilhar experiências de cada região e alcançar uma visão global da nossa Amazônia — afirmou a equatoriana. 

Venezuela

Durante a reunião, o grupo aprovou uma moção de congratulação à Venezuela pela ajuda humanitária ao estado do Amazonas. 

O pedido foi feito pelo deputado José Ricardo (PT-AM), com o objetivo de agradecer ao país vizinho pelo carregamento de 136 mil litros de oxigênio destinados a Manaus. 

As reservas de oxigênio do estado praticamente se esgotaram devido a uma segunda onda de covid-19, que sobrecarregou os hospitais da região.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/02/04/parlamento-amazonico-fara-diagnostico-da-covid-19-na-regiao.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Pacheco comenta melhor avaliação do Congresso em duas décadas — Senado Notícias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comentou, nesta quarta-feira (27), o levantamento do Instituto …