Quadrinhos lançados pela Livraria do Senado alcançam 10 mil downloads — Senado Notícias

Três obras disponibilizadas pela Livraria do Senado na plataforma Social Comics, especializada em histórias em quadrinhos, atingiram, somadas, a marca de 10 mil downloads em fevereiro deste ano. As aventuras de Nhô-Quim e Zé Caipora; Memórias d’O Tico-Tico; e O Guarani foram disponibilizadas na rede em novembro de 2018, de forma gratuita, e, além do entretenimento, são consideradas documentos históricos da história impressa nacional.

A intenção de disponibilizar as obras na plataforma é aproximar a Casa do público jovem, explica Thomas Jefferson Gonçalves, chefe do Serviço de Multimídia da Secretaria de Editoração e Publicações. Ele acrescentou que a exploração de novas formas de divulgação e do trabalho realizado pela equipe editorial e gráfica do Senado é também um modo de transparência. 

As obras

A Social Comics é uma plataforma semelhante à Netflix, mas voltada inteiramente para histórias em quadrinhos. Para ter acesso à maior parte do conteúdo, é preciso pagar uma assinatura mensal, mas uma seção da rede permite a leitura gratuita de alguns materiais. É justamente nesta parte que as obras da Livraria do Senado estão publicadas, seguindo também uma norma interna da Casa que prevê a disponibilização gratuita de todos os livros digitais.

As aventuras de Nhô-Quim e Zé Caipora, é, segundo alguns estudiosos, a primeira história em quadrinhos do mundo. Criada pelo autor ítalo-brasileiro Angelo Agostini no fim do século 19, narra as aventuras de um protagonista inocente.

Memórias d’O Tico-Tico é uma coletânea de quadrinhos da primeira metade do século 20, que lançou alguns personagens famosos, como o Gibi, tão famoso à época que virou homônimo de histórias em quadrinhos no Brasil.

Por último, O Guarani, baseado no romance clássico de 1857 por José de Alencar, é uma publicação no formato de tiras feitas por várias revistas diferentes.

O Conselho Editorial do Senado foi pioneiro em compilar todas as histórias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/02/18/quadrinhos-lancados-pela-livraria-do-senado-alcancam-10-mil-downloads.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Áudio: Renan Calheiros anuncia saída da CPI da Braskem

O autor do requerimento que deu origem à CPI da Braskem, senador Renan Calheiros (MDB-AL), …