Aniversário de 89 anos da Justiça Eleitoral é destaque do Clica e Confirma — Tribunal Superior Eleitoral

Já está no ar o 40º episódio do Clica e Confirma, o podcast da Justiça Eleitoral (JE). Nesta semana, o destaque é o aniversário de 89 anos da JE no Brasil e da instituição do voto feminino.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirma que, ao assegurar às mulheres o direito de votar, o Código Eleitoral de 1932 criou a perspectiva de uma democracia real, permitindo verdadeiramente a participação de todos.

Nesta edição, a assessora da Presidência do Tribunal e integrante da Comissão Gestora de Política de Gênero da Corte, Júlia Barcelos, fala sobre a participação da mulher na política e o voto feminino.

Para abordar os 89 anos da Justiça Eleitoral, o convidado do Clica e Confirma é o historiador Mateus Gamba, professor do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB) e diretor da Associação Nacional de História – Seção Distrito Federal. Ele conta como foi a evolução nesses quase 90 anos do Judiciário Eleitoral.

Outro assunto abordado no programa é a contribuição do TSE para facilitar a prova de vida. Ela serve para que a Previdência Social confirme que um aposentado ou pensionista ainda está vivo, fazendo jus ao recebimento de seus benefícios previdenciários. A repórter da Rádio e TV do TSE Renatta Gorga produziu uma reportagem sobre o assunto e é uma das convidadas do programa.

A Previdência Social está expandindo o uso de dados biométricos do TSE. Até agora, 500 mil aposentados e pensionistas já não precisaram se deslocar presencialmente para realizar a prova de vida e continuar recebendo a pensão do INSS. Nesta nova etapa, serão beneficiados 5,3 milhões de brasileiros, que também poderão realizar a prova de vida sem sair de casa. O procedimento será feito de forma simples, pelo aplicativo de celular “Meu gov.br”.

O Clica e Confirma desta semana é apresentado pelo jornalista Fábio Ruas. Todas as sextas-feiras, a partir das 16h, você pode ouvir os novos episódios do programa no Portal do TSE e no Spotify.
E vêm novidades por aí: em breve, o Clica e Confirma estará também ao vivo no canal da Justiça Eleitoral no YouTube.

PN/LC, DM

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2021/Fevereiro/aniversario-de-89-anos-da-justica-eleitoral-e-destaque-do-clica-e-confirma.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

TSE convoca novas eleições para prefeito de Boa Esperança (ES) — Tribunal Superior Eleitoral

Nesta quinta-feira (15), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por maioria de votos …