Senadores lamentam morte por covid-19 de dois assessores de Petecão — Senado Notícias

Vários parlamentares se solidarizaram, durante a sessão plenária desta quinta-feira (4), com o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e os familiares dos dois assessores de Petecão que morrerem esta semana por causa da covid-19. Os parlamentares também lamentaram o elevado número de infecções detectadas entre servidores e congressistas na última semana, após atividades presenciais. Estão com covid-19 os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Lasier Martins (Podemos-RS) e Major Olimpio (PSL-SP), que está internado.

— Sérgio Petecão deu um depoimento muito emocionante [sobre os dois assessores que faleceram]. Nós todos estamos preocupados. Não temos clareza sobre o número de servidores que estão com covid-19. Estive todos esses dias aí [no Senado]; agora estou quieta em casa. Mas precisamos ter esses números para tomar as atitudes corretas em relação ao distanciamento — afirmou a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) ao se solidarizar com Petecão.

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) ressaltou a proximidade que Petecão tinha com esses funcionários.

— Mando um abraço, conforto, apoio e solidariedade à família desses funcionários, e também ao senador Sérgio Petecão, que, certamente, neste momento, está sofrendo muito — disse.

O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, lamentou o falecimento dos dois assessores e ressaltou o aumento no número de mortes provocadas pela pandemia.

— Eu gostaria, pela Presidência do Senado, pela Mesa, pelo Senado, de manifestar os nossos sentimentos às famílias dos assessores que faleceram e também ao nosso querido e estimado colega Sérgio Petecão. Fica esse registro de sentimentos e de pesar da Presidência do Senado. 

O senador Paulo Rocha (PT-PA) lamentou os casos de covid-19 entre os colegas e os funcionários da Casa, mas também frisou a responsabilidade dos parlamentares com a continuidade dos trabalhos legislativos para ajudar a população a enfrentar as dificuldades decorrentes da pandemia.

— Realmente estamos numa situação muito difícil. A realidade social, econômica e sanitária do Brasil nos exige essa responsabilidade, inclusive correndo riscos. Mas, ao mesmo tempo, temos de ter esses cuidados — ponderou.

Paulo Paim (PT-RS) foi outro senador que destacou a preocupação com o aumento dos casos de infecções e mortes provocados pela covid-19.

— O Brasil está sangrando. As pessoas choram. Contêineres são alugados para que serem colocados próximos dos hospitais. Isso é uma realidade nacional — lamentou.

No Twitter, Sérgio Petecão fez a seguinte manifestação: “Hoje estou sofrendo muito, perdi dois irmãos, o Beto e o Doca. Espero que ninguém passe pelo que estou passando neste momento. Deus tenha misericórdia do Acre. Só o Senhor pode nos ajudar”.

Números

Soraya Thronicke solicitou informações sobre o número de servidores do Senado (incluindo os terceirizados), lotados em Brasília e nos estados, que tenham contraído a covid-19. Na TV Senado, houve a perda de um cinegrafista: Carlos Alberto Pereira, no ano passado. Dois senadores também foram vítimas da doença: Arolde de Oliveira e José Maranhão.

— A informação solicitada será requisitada junto à Diretoria-Geral e encaminhada à Vossa Excelência — declarou o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, ao responder à senadora.

Soraya também fez um apelo para que os trabalhadores que têm a opção do trabalho remoto exerçam essa alternativa para evitar a disseminação da doença.

— Que a gente deixe as ruas para aqueles que precisam trabalhar fora e para aqueles que trabalham para nos suprir e nos atender nos serviços essenciais. É o momento de o Brasil se unir, de estarmos todos atentos. A responsabilidade é nossa. Que coloquemos toda a nossa atenção na vacinação, porque a vacinação é o antídoto tanto para a doença quanto para o momento econômico que vivemos — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/03/04/senadores-lamentam-morte-por-covid-19-de-dois-assessores-de-petecao.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …