Secretarias da Mesa do Senado e da Câmara lançam glossário de termos orçamentários — Senado Notícias

O esforço conjunto das secretarias-gerais da Mesa do Senado e da Câmara dos Deputados resultou na produção do Glossário de Termos Orçamentários, que padroniza o conceito de termos e expressões relacionados à tramitação de matérias sobre o Orçamento público. É o segundo trabalho do tipo feito pela parceria entre as duas Casas. Em 2019, havia sido publicado o Glossário de Termos Legislativos, já na segunda edição e traduzido para o inglês e espanhol.

A publicação, que ficou pronta em dezembro, apresenta siglas, como Conorf (Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado) e CTN (Código Tributário Nacional), e conceitos. É possível saber, por exemplo, que Receita Orçamentária Primária refere-se às “receitas que diminuem a Dívida Líquida do Setor Público e que não têm relação com a apropriação de juros aos estoques dessa mesma dívida. São exemplos: receitas tributárias, de contribuições sociais e de concessões e dividendos recebidos pela União”.

O glossário será vendido pela Livraria do Senado nas versões digital (para e-book) e impressa. De acordo com o secretário-geral da Mesa Adjunto, Waldir Bezerra, setores que podem se beneficiar do trabalho serão contemplados com uma edição.

Ele explica que, em novembro de 2017, as SGMs do Senado e da Câmara criaram um grupo de trabalho com o objetivo de compartilhar e integrar informações para ajudar na convergência das duas instituições. Entre os frutos já gerados pela parceria, exemplifica, foi a criação de um número único das matérias nas duas Casas, o que facilita o acompanhar a sua tramitação.

 A ideia de ambos os glossários é buscar, na medida do possível, uma linguagem simplificada de termos legislativos e orçamentários. Para expressões orçamentárias, o desafio é grande porque a matéria é árida, mas sempre nos pautamos em tornar tudo o mais simples possível de ser entendido  afirma Bezerra, que presidiu o grupo de trabalho em 2020.

Conhecimento

A diretora da Secretaria Legislativa do Congresso Nacional, Adriana Zaban, uma das colaboradoras do projeto, destaca que o glossário serve tanto a especialistas quanto a leigos em busca de informação sobre orçamento. Segundo ela, isso é possível porque o resultado final agrega conhecimento também de consultores dos gabinetes de ambas as Casas e de órgãos externos, como ministérios.

— Para os experimentados, ele pode ajudar principalmente porque ninguém sabe tudo. Existe sempre conhecimento para ser consultado. O objetivo não era um material só para conhecedores. Agregamos especialistas e um grupo de assessores de Orçamento dos gabinetes, que trabalham com isso no dia a dia de forma mais prática. Eles ajudaram muito na elaboração do material — informou.

Técnicas legislativas

Outro colaborador, o chefe do Serviço de Soluções para Informação Legislativa e Jurídica, João Alberto de Oliveira Lima, ressalta que a intenção, com base nos dois glossários já lançados, é criar um terceiro para 2022. Conforme o servidor, o próximo deve ter como tema técnicas legislativas.

— Isso ainda precisa ser formalizado no grupo. Quem sabe daqui a um ano teremos isso. O importante é que esse tipo de material atenua a barreira linguística e auxilia os especialistas da Casa a terem uma referência confiável. O trabalho feito para alcançarmos esse resultado eu gosto de chamar de curadoria do nosso estoque conceitual. Um é o desdobramento do outro — sintetiza.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/03/05/secretarias-da-mesa-do-senado-e-da-camara-lancam-glossario-de-termos-orcamentarios.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Empresa que reduzir vagas por conta de automação poderá pagar Previdência — Senado Notícias

O projeto de lei (PL 713/2024), de iniciativa do senador Weverton (PDT-MA), prevê o pagamento …