Mobilização de senadoras conquista direito a voz entre lideranças da Casa — Senado Notícias

Na semana marcada pelo Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Senado aprovou um projeto que cria formalmente a figura de líder da bancada feminina na Casa: o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 6/2021 foi aprovado nesta terça-feira (9) e seguiu a promulgação. A iniciativa contou com o apoio de todas as 12 senadoras, incluída aí a relatora da matéria, senadora Rose de Freitas (MDB-ES), que deu parecer favorável à proposta, com uma emenda.

De acordo com o projeto, além da líder, a bancada feminina no Senado indicará vice-líderes. A liderança da bancada feminina contará com toda a estrutura e com todas as prerrogativas oferecidas para líderes de partido ou bloco parlamentar — como preferência para uso da palavra, possibilidade de orientar votações e de participar do colégio de líderes do Senado. Segundo a emenda da relatora, a líder da bancada feminina tem também a prerrogativa de apresentação dos destaques na tramitação dos projetos.

— Este projeto de resolução se insere no processo de fortalecimento da atuação do movimento das mulheres no Parlamento, com vistas à obtenção da igualdade de gênero na política, que é o nosso objetivo maior — apontou Rose de Freitas.

A emenda da relatora também estipula que haverá revezamento entre as integrantes da bancada a cada seis meses nos cargos de líder e vice-líderes. Além disso, determina que a vice-líder substituirá a líder da bancada feminina nos casos de impedimento ou ausência da titular.

Representatividade

Primeira signatária do projeto, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) afirmou que a medida é mais um passo para aumentar a representatividade feminina.

— A criação da liderança [da bancada feminina] nos dará muito mais espaço e protagonismo — declarou a senadora durante a sessão remota desta terça-feira. 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, elogiou a mobilização da bancada feminina e garantiu que vai trabalhar para garantir a estruturação da liderança.

— Esta presidência envidará todos os esforços para garantir um espaço físico de funcionamento e a estruturação da melhor forma possível, de forma semelhante às outras estruturas do Senado — afirmou Pacheco. 

A primeira líder da bancada feminina será a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que agradeceu o apoio dos senadores à aprovação da proposta — que ocorreu por unanimidade. 

— O projeto cria em caráter permanente a figura da liderança da bancada feminina, dando exemplo a todas as câmaras e assembleias do país — ressaltou ela. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/03/09/bancada-feminina-tera-representante-nas-reunioes-do-colegio-de-lideres-do-senado.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

leis precisam ser atualizadas para melhorar recursos hídricos no DF — Senado Notícias

Pesquisadores e representantes de órgãos públicos defenderam, em audiência nesta quarta-feira (27), a atualização da …