Portal do TSE traz informações sobre ministros que compõem a Corte — Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a instância máxima da Justiça Eleitoral brasileira, exercendo o papel de guardião da democracia, por meio da organização das eleições e da função jurisdicional. Para realizar esse trabalho, a Corte conta com a atuação de sete ministros titulares. Destes, três são membros efetivos provenientes do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois da classe dos juristas. Estes últimos são advogados nomeados pelo presidente da República a partir de lista tríplice elaborada pelo STF. Para cada ministro efetivo, há um ministro substituto. Todas essas informações são públicas e estão disponíveis para consulta no Portal do TSE.

Quem busca dados sobre o currículo dos ministros ou sobre o período de atuação deles na Corte pode acessar de forma prática na aba “o TSE”, localizada no canto superior da página principal do Portal do Tribunal. Estão disponíveis informações sobre a carreira, o período de atuação de cada um a partir da data da posse e da data do término de cada biênio para os quais foram conduzidos ou reconduzidos. Lá também possível acessar a opção “Estrutura do Tribunal” para entender como ocorre a escolha dos magistrados que compõem a Corte e conhecer as leis que regem a composição do Tribunal, em consonância com a o artigo 119 da Constituição Federal.

Os magistrados são designados para cumprir um biênio, sendo proibida a recondução após dois biênios consecutivos. A rotatividade dos juízes no âmbito da Justiça Eleitoral objetiva manter o caráter apolítico dos tribunais, de modo a garantir a isonomia nas eleições.

Também estão disponíveis informações de todos os ministros que passaram pelo Tribunal desde a criação da Justiça Eleitoral. Essas informações estão disponíveis da seguinte forma:

Ministros presidentes do TSE

Ministros provenientes do STF

Ministros provenientes do STJ

Ministros corregedores-gerais da Justiça Eleitoral

Presidências e todos os ministros por período

Ministros juristas

Composição

O TSE é presidido por um ministro oriundo do Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, o presidente é o ministro Luís Roberto Barroso. O vice-presidente é o ministro Edson Fachin.

TP/CM, DM

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2021/Marco/portal-do-tse-traz-informacoes-sobre-ministros-que-compoem-a-corte.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

TSE convoca novas eleições para prefeito de Boa Esperança (ES) — Tribunal Superior Eleitoral

Nesta quinta-feira (15), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por maioria de votos …