Presidente do STF abre 1ª edição do programa de intercâmbio “Por Dentro do Supremo” – STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, abriu nesta terça-feira (9) a primeira edição do programa de intercâmbio acadêmico “Por Dentro do Supremo”. O programa se realiza entre 9 e 11/3, integralmente de forma virtual, e faz parte de uma iniciativa para estimular o acesso de estudantes e pesquisadores à história e ao funcionamento da Corte.

Em breve manifestação, o presidente do STF desejou as boas-vindas aos 32 alunos escolhidos, dentre 250 inscrições vindas de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto, segundo Fux, permitirá a todos um maior conhecimento da rotina do STF e da dinâmica dos julgamentos, além de uma visão da biblioteca virtual, cujo acervo é rico em inúmeros setores das ciências sociais. “O STF está de braços abertos”, afirmou. “Isso é um embrião e, quem sabe amanhã, os senhores serão assessores ou membros do STF”, finalizou o ministro.

Diálogo e aproximação

Considerada pelo ministro Luiz Fux como um importante canal de diálogo entre o STF e as instituições de ensino superior, a primeira edição do “Por Dentro do Supremo”, de abrangência nacional, tem o objetivo de aproximar a instituição dos estudantes, além de incentivar a pesquisa e a produção acadêmicas. Em razão da necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia, o evento está sendo feito por meio de videoconferência.

As inscrições foram gratuitas, e a seleção dos intercambistas levou em consideração, além da excelência acadêmica, critérios de diversidade regional e de equidade de raça e de gênero. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação (SAE), conjuntamente com a Secretaria Geral da Presidência do STF.

 

AA/EH

 

Fonte Oficial: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=461963.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Ministra anula condenação de casal em situação de rua por tentativa de furto em supermercado – STF

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a absolvição de um casal …