Senado aprova projeto que incentiva a participação da mulher na ciência — Senado Notícias

O Senado aprovou em sessão remota nesta terça-feira (9) o Projeto de Lei do Senado (PLS) 398/2018, que torna política de Estado o incentivo à participação da mulher nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A proposta inclui a previsão desse incentivo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB – Lei 9.394, de 1996) e na Lei de Inovação Tecnológica (Lei 10.973, de 2004). O texto vai agora à análise da Câmara dos Deputados.

Da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), o projeto foi relatado pela senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), que acolheu três emendas.

Discussão

Durante a discussão da matéria, Soraya Thronicke afirmou que, apesar das expressivas melhorias das últimas décadas, a educação não está disponível em nível universal, o que representa prejuízo para as mulheres.

De acordo com a senadora, a baixa representatividade das mulheres em ciências, engenharia e matemática é resultado de uma série de fatores inseridos nos processos de socialização e aprendizagem, que incluem normas culturais que influenciam a forma como meninos e meninas são criados, como aprendem e interagem com familiares e docentes, assim como definem suas identidades, crenças e escolhas.

Como exemplo, a senadora destacou que apenas 17 mulheres receberam o Prêmio Nobel em Física, Química ou Matemática desde que a física Marie Curie (1867-1934) foi agraciada com a honraria, em 1903. Por outro lado, 572 homens receberam o prêmio nessas áreas.

Nascida na Polônia, Marie Curie foi a primeira pessoa a receber o Prêmio Nobel duas vezes, um em Física, ao demonstrar a existência da radioatividade natural em 1903, e o outro em Química, pela descoberta de dois novos elementos químicos, em 1910.

— É preciso estimular um ambiente favorável ao interesse das mulheres nessas áreas, a exposição de oportunidades iguais, parta que haja familiarização com esses temas desde a infância. E assegurar que os ambientes de aprendizagem sejam livres de estereótipo e discriminação, o que apontará para a igualdade na educação e a criação de um mundo igualitário e sustentável — declarou.

A senadora Rose de Freitas (MDB-ES) disse ser preciso romper os padrões culturais que ainda criam barreiras à presença da mulher no mundo científico e tecnológico. A aprovação do projeto também foi saudada pela senadora Zenaide Maia (Pros-RN) e pelo senador Zequinha Marinho (PSC-PA), para quem a aprovação do projeto poderá reduzir um pouco os preconceitos e obstáculos que as mulheres ainda enfrentam em pleno século 21.

Licença-maternidade

Uma emenda aprovada, de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), concede uma licença-maternidade de 180 dias para estudantes do nível superior. O texto garante o direito a prorrogação do prazo para conclusão de curso nos casos de maternidade e adoção. Atualmente, já existe o direito de afastamento do curso (previsto na Lei 6.202, de 1975) e também a possibilidade de prorrogação de bolsas de estudo (Lei 13.536, de 2017).

A emenda determina também que a prorrogação de prazos para conclusão de cursos e programas por conta de maternidade ou adoção não impactará negativamente a avaliação das instituições de ensino superior.

Química, física e TI

A relatora acatou também a emenda da senadora Rose de Freitas (MDB-ES), para incluir química, física e tecnologia da informação (TI) entre as áreas de conhecimento a serem incentivadas. Thronike apontou que, além de serem áreas em que também se registra participação desproporcional das mulheres, tal inclusão está de acordo com o Plano Nacional de Educação.

Empreendedorismo feminino

Também foi acatada emenda do senador Jayme Campos (DEM-MT) que inclui, entre os princípios da Lei de Inovação Tecnológica, o estímulo ao empreendedorismo feminino, por meio do acesso a linhas de crédito, do fomento à educação financeira e do incentivo à assistência técnica

LDB

Originalmente, o projeto acrescentava o incentivo à participação feminina na ciência nos currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio, durante a elaboração da chamada Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A relatora, porém, apresentou emenda de redação para inserir esse dispositivo como diretriz geral da LDB, e não como matéria afeita apenas à elaboração da BNCC. Na avaliação de Soraya Thronike (PSL-MS), se o incentivo constasse apenas na elaboração da base curricular, ficaria restrito à educação básica e apenas aos currículos formais de ensino.

“A questão requer ações relacionadas à divulgação para o público feminino das áreas relacionadas a essas disciplinas e das possibilidades de carreira nesses campos; o fomento à visibilidade do trabalho desenvolvido por mulheres cientistas, programadoras e engenheiras; o apoio e o incentivo às meninas mediante a criação de grupos específicos e mentorias femininas; a sensibilização dos professores e das famílias para o tema. Tudo isso deve permear os projetos pedagógicos das escolas, de modo abrangente, dentro e fora da sala de aula”, alegou Thronike.

Incentivo à pesquisa

O projeto altera também a Lei 10.973, de 2004, que trata dos incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo. Atualmente, esses incentivos têm que observar a critérios como a promoção das atividades como estratégia para o desenvolvimento econômico e social; redução das desigualdades regionais; descentralização das atividades em cada esfera de governo, com desconcentração em cada ente federado; cooperação entre os entes públicos, entre os setores público e privado e entre empresas; promoção da competitividade empresarial; desburocratização de projetos; fomento à inovação; e incentivo a inventores independentes, entre outros.

O projeto inclui entre esses requisitos a serem observados o estímulo à participação feminina nas áreas da ciência.

Desigualdade

De acordo com a Unesco, órgão da ONU para a educação e a cultura, apenas 28% dos pesquisadores do mundo são mulheres. Segundo o órgão, as mulheres encontram diversos obstáculos para seguir nas áreas de ciência, entre eles os sociais e culturais.

Na avaliação da senadora Maria do Carmo Alves, “uma maior participação feminina na ciência significaria não só uma vitória na luta pela igualdade entre homens e mulheres, mas também um avanço do ponto de vista econômico e tecnológico, uma vez que ampliaria a oferta de cientistas, tornaria esse quadro mais competitivo e, por fim, levaria a uma maior diversidade em relação às formas de fazer ciência, seus objetivos, preocupações e abordagens”.

Maria do Carmo Alves lembra ainda que, nos Estados Unidos há duas leis que incentivam a participação feminina nas ciências, uma para a Fundação Nacional da Ciência e outra para a Nasa, a agência espacial americana.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/03/09/senado-aprova-projeto-que-incentiva-a-participacao-da-mulher-na-ciencia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …