Senado terá Grupo Parlamentar Brasil-Emirados Árabes Unidos — Senado Notícias

O Plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira, o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 15/2021, do senador Marcos do Val (Podemos-ES), que institui o Grupo Parlamentar Brasil-Emirados Árabes Unidos. A iniciativa constitui um serviço de cooperação interparlamentar, cuja finalidade é incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países. O voto favorável foi dado pelo relator, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). 

De acordo com o autor, senador Marcos do Val (Podemos-ES), a proposta pretende ampliar os laços de amizade e culturais com os povos emiradenses. Ele destaca ainda que a criação do grupo vai contribuir para o aperfeiçoamento das relações bilaterais em prol das respectivas populações. Segundo o autor, uma maior participação dos membros do Congresso Nacional no campo das relações internacionais também poderia favorecer a democratização de temas da área, com reflexos na aproximação das respectivas sociedades.

 A aproximação com países dos Emirados Árabes é porque eles estão com muita vontade de fazer investimentos no Brasil e nós temos que tornar isso viável. Nós vamos, com isso, espero, com esse trabalho junto com os senadores e os países dos Emirados Árabes, gerar muito emprego e renda aqui no nosso país  afirmou Marcos do Val.

Já o relator da proposta ressaltou que os grupos parlamentares, são importantes ferramentas de diplomacia parlamentar e proporcionam relevante contribuição para o relacionamento dos países envolvidos. 

Em seu parecer, o relator Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), apesar de recomendar a aprovação do PRS 15/2021, ponderou que, por meio da Resolução 6, de 2008, a Câmara dos Deputados já criou o Grupo Parlamentar Brasil-Emirados Árabes Unidos, que seria composto por deputados e senadores. Porém, afirmou, em seguida, que “esse contexto não inviabiliza, de modo necessário, o estabelecimento de outro grupo no âmbito desta Casa”, considerou no relatório. 

Depois de passar pelo Plenário, o projeto será examinado pela Comissão Diretora. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/03/11/senado-tera-grupo-parlamentar-brasil-emirados-arabes-unidos.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Comissão da Covid debaterá dificuldades de estados e municípios na pandemia — Senado Notícias

A Comissão Temporária da Covid-19 (CTCOVID19) promove audiência pública remota nesta quinta-feira (22), às 10h. …