Pesquisa Pronta destaca exame de suficiência e adoção de maior em processo estrangeiro – STJ

A página da Pesquisa Pronta disponibilizou quatro entendimentos do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Produzida pela Secretaria de Jurisprudência, a nova edição aborda temas como exame de suficiência para técnicos em contabilidade e a citação do pai em processo estrangeiro sobre adoção de maiores de idade.

O serviço possui o objetivo de divulgar os entendimentos jurídicos do STJ por meio da consulta, em tempo real, sobre determinados temas. A organização dos assuntos é feita de acordo com o ramo do direito ou por meio de categorias predefinidas (assuntos recentes, casos notórios e teses de recursos repetitivos).

Direito bancário – Contratos 

Mútuo bancário. Desconto em conta bancária acima do limite contratado em empréstimo consignado: possibilidade? 

No julgamento do AgInt no EAREsp 1.305.797, a Segunda Seção lembrou julgamento do colegiado no qual “procedeu ao cancelamento da Súmula 603, entendeu-se que não haveria, em regra, limitação aos descontos em conta-corrente para fins de pagamento de mútuo, excetuando-se os casos de empréstimo consignado garantido por descontos em folha de pagamento”.

Neste caso, relatado pelo ministro Antonio Carlos Ferreira, ele destacou o entendimento da Segunda Seção no REsp 1.555.722, sob relatoria do desembargador convocado Lázaro Guimarães.

Direito civil – Família 

Processo estrangeiro. Adoção de pessoa maior de idade. Citação do pai biológico. Necessidade? 

A Corte Especial, no julgamento da SEC 15.902, afirmou que “é dispensável a citação do pai biológico no processo estrangeiro ou ter sido legalmente verificada sua revelia, quando se tratar de pedido de adoção de maiores e houver previsão de dispensa do consentimento daquele na legislação do país de origem, tal como ocorre no ordenamento jurídico brasileiro (Código Civil, artigo 1.619; e Lei 8.069/1990, artigo 45)”. O recurso é de relatoria do ministro Raul Araújo.

Direito administrativo – Atividades profissionais 

Técnico em contabilidade. Lei 12.249/2010. Registro profissional. Exame de suficiência: necessidade? 

No julgamento do AgInt no AREsp 1.631.350, a Segunda Turma apontou que a jurisprudência do STJ é firme no sentido de que “o exame de suficiência, criado pela Lei 12.249/2010, será exigido dos técnicos em contabilidade que completarem o curso após sua vigência. Tais profissionais não estão sujeitos à regra de transição prevista no artigo 12, parágrafo 2º, do referido diploma”.

Neste caso, relatado pela ministra Assusete Magalhães, ela destaca entendimentos da Primeira e da Segunda Turmas.

Direito tributário – Imposto de Renda 

Precatório judicial. Cessão de crédito. Imposto de Renda. 

A Primeira Turma, no julgamento do AgInt no RMS 58.598, lembrou que o STJ “já firmou entendimento de que o negócio jurídico firmado entre o titular originário do precatório e terceiros não desnatura a relação jurídica tributária existente entre aquele e o fisco, para fins de incidência do Imposto de Renda”. O caso é de relatoria do ministro Benedito Gonçalves.

Sempre disponível

A Pesquisa Pronta está permanentemente disponível no portal do STJ. Para acessá-la, basta clicar em Jurisprudência > Pesquisa Pronta, a partir do menu na barra superior do site.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/bLZbFezLiko/18032021-Pesquisa-Pronta-destaca-exame-de-suficiencia-e-adocao-de-maior-em-processo-estrangeiro.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

STJ restabelece decisão do TRF1 ao retirar, tão somente, o aeroporto de Manaus do leilão da Anac – STJ

​​​​O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, restabeleceu medida cautelar do …