Museu do Voto de portas abertas ao público virtual — Tribunal Superior Eleitoral

Criado há mais de 10 anos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Museu do Voto teve sua página na internet aprimorada para atender a um público virtual cada vez maior. Com a pandemia de Covid-19 e a impossibilidade de receber visitantes em seu espaço físico, o site passou a disponibilizar ainda mais dados sobre as exposições.

Confira matéria da TV sobre as exposições.

Atualmente, 11 mostras estão no ar, sendo duas delas em andamento – “Diplomação na República Brasileira” e “Eleições no Brasil: a Conquista da Transparência e da Legitimidade” – e nove concluídas: “20 Anos da Urna Eletrônica”; “85 Anos do Voto Feminino no Brasil”; “A Saga da Reinstalação da Justiça Eleitoral em 1945”; “Voto no Brasil: uma História de Exclusões e Inclusões”; “Mulheres no Brasil: Memórias de Cidadania”; “Eleições em Foco”; “Espaço da Urna”; “O Progressivo Caminhar da Democracia no Brasil”; e “Hans Kelsen”.

Ao clicar em cada um desses títulos, a pessoa interessada tem acesso aos fôlderes e imagens das exposições, incluindo vídeos e fotos. 

“O Museu do Voto tem a função de preservar e divulgar a história das eleições no Brasil e a memória da Justiça Eleitoral. Na página, todos podem ter acesso a essas informações, como o nosso acervo e as nossas pesquisas. Também é possível fazer consultas específicas conosco, por e-mail. Então, é importante que a população tenha contato com tudo o que é resguardado pelo Tribunal, em relação à sua história e às eleições em geral”, informou o chefe da Seção de Museu (Semus), Admilson Siqueira e Silva Júnior.

Os interessados podem entrar em contato com o Semus pelo e-mail museu@tse.jus.br ou pelos telefones (61) 3030-9285 e 3030-9283.

Primeira exposição exclusivamente on-line

Diferentemente do conteúdo atual, que é uma reprodução do que foi ou é exibido no espaço físico, o Museu do Voto planeja dar um importante passo no dia 14 de maio. Nessa data, será inaugurada a primeira exposição exclusivamente virtual do Tribunal, sobre as Eleições de 1933 – as primeiras organizadas pela Justiça Eleitoral.

De acordo com o Semus, o evento faz parte das comemorações do TSE para o Dia da Memória do Poder Judiciário e para a Semana Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Na ocasião, será disponibilizado um site especial para a mostra, com informações inéditas sobre o tema.

Clique aqui e acesse o site do Museu do Voto

AL/CM, DM

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2021/Marco/museu-do-voto-de-portas-abertas-ao-publico-virtual.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Por meio de resoluções, TSE orienta serviços internos e regulamenta a legislação — Tribunal Superior Eleitoral

A principal função da Justiça Eleitoral (JE) é cuidar da organização das eleições e trabalhar …