OAB promove lançamento de livro sobre medidas para o enfrentamento da violência contra a mulher – OAB

A OAB Nacional e a OAB Editora realizaram, nesta terça-feira (23), o lançamento oficial do livro Rupturas e Recomeços – Percepções de Mulheres sobre medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha na cidade de São Gabriel – Bahia”, da advogada Leonellea Pereira. O evento foi transmitido ao vivo no canal da OAB Nacional no YouTube.

A obra é resultado de pesquisa acadêmica da advogada sobre processos que envolvem situações de violência doméstica e familiar, especialmente no que diz respeito à concessão das medidas protetivas de urgência da Lei nº 11.340/2006. O livro trata sobre os efeitos práticos das medidas protetivas e busca entender as dinâmicas em torno desta decisão judicial, o que foi possibilitado pela realização de entrevistas semiestruturadas, utilizando o método da entrevista em profundidade, aliado a um breve exercício cartográfico na pesquisa de campo.

A advogada Leonellea Pereira, autora da publicação, destacou que a obra é importante por retratar uma realidade do interior do país, diante de todas as dificuldades para o enfrentamento da violência contra a mulher. “A advocacia me levou para a defesa das mulheres e para o enfrentamento da violência doméstica. Essa experiência surgiu quando comecei advogar e eu percebi que precisava aprofundar o tema. Agradeço o apoio dos colegas da subseção de Irecê e também do Conselho Federal nessa jornada”, afirmou a autora do livro.

A publicação traçou ainda um perfil socioeconômico das mulheres entrevistadas, e a partir das suas falas, analisou as possibilidades de proteção e acompanhamento das mulheres em situação de violência e as alternativas ao alcance da realidade do município que possam melhorar o acesso à justiça dessas mulheres.

Participaram da cerimônia de lançamento o vice-presidente nacional da OAB, Luiz Viana, a presidente da Comissão Nacional de Mulher Advogada, Daniela Borges, e a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/58758/oab-promove-lancamento-de-livro-sobre-medidas-para-o-enfrentamento-da-violencia-contra-a-mulher.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Comissão promoverá debate internacional sobre desenvolvimento sustentável e transição digital – OAB

A OAB Nacional, por meio da Comissão Nacional de Relações Internacionais (CNRI), vai promover uma …