Duas comissões escolherão seus presidentes nesta quarta-feira — Senado Notícias

recém-criada Comissão de Segurança Pública (CSP) e a Comissão Senado do Futuro (CSF) escolhem seus presidentes nesta quarta-feira (24). As outras comissões permanentes do Senado já escolheram seus presidentes.

Às 9h, a Comissão de Segurança Pública terá sua primeira reunião, destinada à sua instalação. Alguns dos temas a serem abordados nesse colegiado eram de responsabilidade da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), como os relacionados aos corpos de bombeiros militares e às polícias, incluídas a marítima, a aeroportuária e a de fronteiras.

O rol de atribuições da nova comissão também abrage: políticas públicas de prevenção à violência e de promoção da paz social; combate à corrupção, ao crime organizado e à lavagem de dinheiro; prevenção, fiscalização e combate ao tráfico de drogas; controle e comercialização de armas e proteção a testemunhas e a vítimas de crime; cooperação técnica e adesão a acordos internacionais na área.

Além disso, a Comissão de Segurança Pública será responsável pelo recebimento e pela avaliação de denúncias relativas ao crime organizado, ao narcotráfico, à violência rural e urbana; pela fiscalização e pelo acompanhamento do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social; pelo controle periódico do andamento do Sistema Nacional de Acompanhamento e Avaliação das Políticas de Segurança Pública e Defesa Social.

A criação dessa comissão foi defendida pelo senador Major Olimpio (PSL-SP) desde o início de seu mandato. Em fevereiro, ao apresentar sua candidatura para a Presidência do Senado, ele voltou a tratar do assunto. Olimpio morreu na semana passada em decorrência da covid-19.

Composta por 19 membros, a CSP será permanente.

Senado do Futuro

Também a partir das 9h desta quarta-feira acontece a reunião remota para eleição do presidente da Comissão Senado do Futuro

Essa comissão foi criada em 2013 e é composta por 11 senadores titulares e 11 senadores suplentes. Sua missão é promover discussões sobre grandes temas e o futuro do país, além de aprimorar a atuação do Senado.

No ano passado, a Comissão Senado do Futuro interrompeu suas atividades devido à pandemia, assim como outras comissões permanentes da Casa. Neste ano, esses colegiados vêm retomando suas atividades legislativas, mesmo que de forma remota.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/03/23/duas-comissoes-escolherao-seus-presidentes-nesta-quarta-feira.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

‘melhor avaliação em 21 anos é fruto do trabalho pelo desenvolvimento’ — Senado Notícias

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, afirmou, nesta quarta-feira (27), que a avaliação mais …