Inventores brasileiros não param de inovar na pandemia

Dezenas de invenções aguardam por investidores para a produção em escala

A pandemia de Covid-19 não foi obstáculo para diversos inventores brasileiros, que não pararam de pensar em inovações. Esse é o caso do Daniel, do Adilson e do Gabriel, inventores que usaram o tempo livre em casa para pensarem em soluções para a sociedade e que esperam por investidores para a produção em escala ou licenciamento de seus inventos.

Sistema de freios adicional para caminhões

Em 2020, cerca de 80 pessoas morreram por dia em consequência de acidente de trânsito no Brasil. Esses números poderão cair com a chegada de uma inovação, o sistema de freios adicional para caminhões.

Desenvolvido pelo brasileiro Daniel Faria, o freio adicional é acionado na falta do freio principal dos veículos pesados. É um sistema de freios sobressalentes que, ao serem acionados por um pistão pneumático ou um pistão hidráulico, deslocam uma barra de fricção que vai ao encontro dos pneus, promovendo a frenagem. Se implementado pela indústria automotiva, o novo sistema de freio trará às rodovias mais segurança para todos, tanto para motoristas de caminhões quanto para quem utiliza veículos leves.

De acordo com Carlos Mazzei, presidente da ANI (Associação Nacional dos Inventores), que presta suporte e serviços aos inventores: “É muito bom quando trazemos um projeto como esse para a sociedade, que visa salvar vidas. Se esse projeto tivesse sido inventado e implementado antes, muitas mortes já teriam sido evitadas nas estradas”.

O projeto do Daniel já está com patente requerida no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e, agora, ele busca empresas para a produção em escala.

Indicador luminoso no controle remoto

Quantas vezes você fechou a garagem de sua casa, virou a esquina e ficou na dúvida se o portão abaixou? Quantas vezes você acionou o alarme de seu carro, andou algumas quadras e ficou na dúvida se realmente o alarme estava ativo? Para resolver esses problemas, o inventor Adilson Bonatti apresentou para a ANI seu projeto: um controle remoto com indicador luminoso, cujo objetivo é indicar se a garagem está fechada ou se o alarme está acionado.

A ANI já realizou para o inventor o processo de pedido de patente do modelo e, segundo Mazzei: “Grandes ideias surgem das necessidades do ser humano. Veja essa invenção! Simples e de enorme utilidade”. Agora o inventor, juntamente com a ANI, busca investidores para o licenciamento e a produção de sua invenção.

Aplicativo para convênios automotivos

O Lay Up refere-se a uma plataforma que oferece benefícios aos motoristas, taxistas e motoboys de aplicativos como Uber, UberEats, iFood, Rappi, Cabify e 99Taxi, como manutenção de seus veículos, desconto em oficinas, postos de gasolina e restaurantes, por exemplo.

Haverá uma taxa mensal/anual a ser paga para utilização da plataforma e acesso aos benefícios, que poderá variar de acordo com o tempo de uso e/ou perfil da pessoa. Os pagamentos serão feitos através de boletos ou cartão de crédito.

A plataforma pode oferecer um cartão fidelidade que pode ser físico ou virtual e com este cartão o profissional terá acesso a diversos benefícios/vantagens.

O Lay Up já foi registrado junto ao INPI por Gabriel Spalone Alves. Hoje, o inventor busca por empresários ou investidores para licenciar sua plataforma.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Psicologia Jurídica

Preço: (as of – Details) A ligação entre o Direito e a Psicologia. Com vídeos …