Senadores repercutem demissões de chanceler e ministro da Defesa — Senado Notícias

As demissões do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, causaram repercussão entre os senadores. O presidente Jair Bolsonaro também fez mudanças em outras pastas nesta segunda-feira (29).

Os parlamentares que se manifestaram sobre a saída de Ernesto Araújo foram unânimes em afirmar que o chanceler não tinha mais condições de prosseguir no cargo. No último dia 24, Ernesto Araújo esteve no Senado para tratar das dificuldades enfrentadas pelo Brasil na aquisição de vacinas contra a covid-19. Na ocasião, os senadores apontaram a responsabilidade do Itamaraty pelo atraso no acesso a vacinas e insumos vindos de outros países. Eles também cobraram gestões diplomáticas para acelerar a obtenção de imunizantes contra a covid-19 e pediram a renúncia do ministro.

Araújo compareceu ao debate acompanhado de Filipe Martins, assessor internacional do Palácio do Planalto. Durante a sessão remota, o assessor fez um sinal com as mãos considerado ofensivo pelos senadores, pois reproduz um dos símbolos de ódio utilizados por grupos de extrema direita e supremacistas brancos dos EUA. O episódio segue sob investigação do Senado.

“Catástrofe diplomática”

Nesta segunda-feira (29), o líder da minoria no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN), disse que o agora ex-ministro das Relações Exteriores é uma “catástrofe diplomática”. No entanto, o senador também alega que a culpa da falta de vacinas para o país é de responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro, e que Ernesto Araújo estaria servindo como “bode expiatório”. 

— A fritura do ministro das Relações Exteriores é evidente. Ele foi escalado como culpado da hora pelo atraso e pela ausência de vacinas no país. Que Araújo é uma catástrofe diplomática, ninguém nega. Mas ele é o bode que colocaram na sala para que outros não paguem o pecado a ser expiado. Se o Brasil não tem vacinas, o responsável é Bolsonaro. Foi ele quem sabotou a negociação das vacinas com países produtores e laboratórios — declarou Jean Paul. 

Pelas redes sociais, o senador Jaques Wagner (PT-BA) informou que entrou, junto com os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Fabiano Contarato (Rede-ES), com uma representação no Ministério Público Federal para que Ernesto Araújo explique sua omissão diante da pandemia e por que não se empenhou para conseguir vacinas para o país enquanto era ministro. 

“Como o chanceler bem declarou durante audiência no Senado, não há nenhum problema diplomático entre o Brasil e os outros países fabricantes de vacina. Assim, não há explicação para que ele não tenha buscado, com urgência e antecipação, negociações para trazer vacinas ao país”, argumentou Jaques Wagner. 

O senador pelo PT da Bahia afirmou que o grau de instabilidade do governo Bolsonaro é assustador, seja pela constante troca de ministros, seja pelas orientações totalmente erráticas, “e quem paga a conta é o povo”.

Desaprovação

Já o senador Humberto Costa (PT-PE) publicou que a passagem do chanceler pelo Itamaraty foi “patética” e “marcada pela destruição”. “Poucas pessoas foram tão desqualificadas para comandar o Itamaraty como Ernesto Araújo. A sua passagem por lá foi patética e marcada pela destruição de um legado de décadas construído pela diplomacia brasileira em política externa. É mais um que já vai tarde”, disse o parlamentar. 

Fabiano Contarato (Rede-ES) também se pronunciou sobre a demissão do ministro. Ele afirmou que Ernesto Araújo provocou a destruição da imagem e da diplomacia do país: “É fácil ‘pedir pra sair’ quando seria obrigatoriamente ‘saído’: já vai tarde, Ernesto Araújo! Duro mesmo será seu legado de destruição para a imagem do país e para a nossa diplomacia profissional: seus efeitos deletérios serão sentidos por um longo período”.

“Reorganizar a rota”

Para o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), a troca do ministro das Relações Exteriores é “uma oportunidade de o Brasil reorganizar sua rota”.

“Que o novo caminho escolhido seja guiado pela ciência, com o objetivo de salvar vidas e recuperar o respeito internacional que nosso país realmente merece. A falta de um chanceler empático às dificuldades enfrentadas pelo Brasil durante a pandemia nos levou à enorme dificuldade atual na aquisição de doses de vacina. Estamos completamente atrasados perante o mundo”, afirmou Rodrigo Cunha.

Em nota, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que está em recuperação da covid-19, declarou que é Ernesto Araújo é “despreparado e radical”: “O ministro Ernesto Araújo não mostrou em nenhum momento capacidade para ocupar uma cadeira tão importante. Despreparado e com posicionamentos radicais, causou prejuízos severos para o país, em especial na disputa geopolítica pelas vacinas”.

Ministro da Defesa

Em relação à demissão do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, os senadores avaliaram que o episódio também aprofunda a crise e compromete a imagem do governo Bolsonaro.

Em nota, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse ter confiança na lealdade das Forças Armadas Brasileiras.

“O Exército, a Marinha e a Aeronáutica não juram compromisso a uma pessoa; juram compromisso às instituições democráticas e à Constituição Brasileira. Destaco o seguinte trecho da nota do agora ex-ministro Fernando Azevedo: ‘preservei as Forças Armadas como instituições de Estado’. E é assim que deve ser. Tenho confiança na lealdade dos chefes das três armas à Constituição do Brasil”, ressaltou Randolfe em nota distribuída por sua assessoria.

No Twitter, o senador Paulo Rocha (PT-PA) comentou a demissão de Fernando Azevedo e Silva.

“O governo Bolsonaro está desabando! Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva acaba de pedir demissão. Por ser um governo fraco e incompetente, Bolsonaro pede o cargo ao general Fernando Azevedo e Silva, do Ministério da Defesa, para acomodar um afilhado de confiança. Dois ministros pedindo demissão no mesmo dia [outros ministros foram substituídos em seguida, nesta mesma segunda-feira]. O presidente da República deveria aproveitar o embalo e fazer o mesmo. O governo se perdeu no discurso ideológico e deixou o país no fundo do poço. A saída mais digna para Bolsonaro, neste momento, é a renúncia”, publicou Paulo Rocha.

Ao deixar o cargo, o ex-ministro da Defesa não anunciou o motivo do seu desligamento da pasta. 

“Governo acéfalo”

Na avaliação do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), “o que se observa no país é um governo acéfalo, que se destrói por autofagia, aliado do coronavírus e incapaz de salvar os brasileiros da morte na pandemia”. Ele também fez o seguinte questionamento: “A saída de mais um ministro indica que os militares vão pular do barco afundando?”.

Para Jean Paul Prates (PT-RN), o governo de Jair Bolsonaro encontra-se “em queda” e “sem rumo”: “Um governo que prefere as teorias negacionistas a abraçar a ciência e salvar vidas. Pessoas dignas e de caráter dificilmente aceitarão estar em um barco comandado por este presidente, que está nitidamente levando o país a um naufrágio. A saída dos titulares de dois importantes ministérios (Relações Exteriores e Defesa) da equipe de Bolsonaro é a sinalização de um governo em queda. Um governo sem rumo que tem destruído o país e a imagem do Brasil. Um governo que negligencia a saúde e a educação no Orçamento.”

“Desmantelo”

Ao comentar a saída do ministro da Defesa, o senador Humberto Costa (PT-PE) disse que o governo de Jair Bolsonaro representa um “desmantelo”.

“Aqui em Pernambuco a gente chama esse governo Bolsonaro de desmantelo. Mas pense num desmantelo grande. Agora, o general Fernando Azevedo pediu demissão do Ministério da Defesa. O último que sair apague a luz. De manhã, cai o ministro do ataque. De tarde, o da defesa. Mas o jogo só vai melhorar quando cair o técnico”, afirmou Humberto Costa, ex-ministro da Saúde de 2003 a 2005.

Nas redes sociais, o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) reproduziu trechos de matérias jornalísticas segundo as quais o comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, pode ser “o próximo a cair”. Em ocasião anteriores, Pujol já havia dito que os “militares não são parte da política e não querem política nos quartéis”. 

A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) também comentou a demissão do ministro da Defesa: “Lamento a saída do ministro da defesa, general Fernando Azevedo e Silva. Que deus abençoe o nosso Brasil”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/03/29/senadores-repercutem-demissoes-de-chanceler-e-ministro-da-defesa.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Agente público investigado por violência doméstica pode ter salário suspenso — Senado Notícias

Foi apresentado no Senado um projeto (PL 994/2024) que endurece as consequências para agentes públicos …