Lei da Reforma Psiquiátrica completa 20 anos; Zenaide Maia aplaude legado da nova abordagem em saúde mental — Senado Notícias

A Lei da Reforma Psiquiátrica (Lei 10.216/2001) Completa 20 anos nesta terça-feira (6). A também chamada Lei Paulo Delgado, em homenagem ao então deputado que propôs a norma, acabou com os manicômios e trouxe um novo modelo de tratamento dos transtornos mentais, com cuidado humanizado, voltado ao acolhimento. Médica e vice-presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) disse que a lei promove a dignidade da pessoa com transtorno mental e impede retrocessos como o retorno dos manicômios, eletrochoques e tratamentos desumanos. O Conselho Federal de Psicologia foi uma das entidades que celebraram os 20 anos da Lei da Reforma Psiquiátrica com ato on-line em favor de políticas públicas de saúde mental para toda a população.

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2021/04/lei-da-reforma-psiquiatrica-completa-20-anos-zenaide-maia-aplaude-legado-da-nova-abordagem-em-saude-mental.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Gastos com Previdência podem chegar a R$ 21 bi em 2021, segundo a IFI — Senado Notícias

Os gastos com Previdência no ano que vem foram superestimados em até de R$ 21 …