Lei da Reforma Psiquiátrica completa 20 anos; Zenaide Maia aplaude legado da nova abordagem em saúde mental — Senado Notícias

A Lei da Reforma Psiquiátrica (Lei 10.216/2001) Completa 20 anos nesta terça-feira (6). A também chamada Lei Paulo Delgado, em homenagem ao então deputado que propôs a norma, acabou com os manicômios e trouxe um novo modelo de tratamento dos transtornos mentais, com cuidado humanizado, voltado ao acolhimento. Médica e vice-presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) disse que a lei promove a dignidade da pessoa com transtorno mental e impede retrocessos como o retorno dos manicômios, eletrochoques e tratamentos desumanos. O Conselho Federal de Psicologia foi uma das entidades que celebraram os 20 anos da Lei da Reforma Psiquiátrica com ato on-line em favor de políticas públicas de saúde mental para toda a população.

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2021/04/lei-da-reforma-psiquiatrica-completa-20-anos-zenaide-maia-aplaude-legado-da-nova-abordagem-em-saude-mental.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …