Senado irá fazer sessão especial para homenagear os 61 anos de Brasília — Senado Notícias

O Plenário virtual do Senado tem sessão especial na segunda-feira (19), às 10h, para a comemoração dos 61 anos de Brasília. O requerimento que pediu a homenagem é do senador Izalci Lucas (PSDB-DF). A capital federal foi inaugurada em 21 de abril de 1960.

Na justificativa do requerimento (RQS 2.585/2020), Izalci destaca que Brasília foi o primeiro núcleo urbano do século 20 considerado digno de ser incluído na lista de bens de valor universal, recebendo o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco em 1987.

Izalci ressalta a importância de fazer a homenagem justamente no Congresso, “Casa de leis que foi pensada e criada pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer e o saudoso presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira”.

O senador afirma ainda que o reconhecimento do valor patrimonial de Brasília tem origem no plano urbanístico de Lúcio Costa, concebido em quatro escalas estruturais: monumental, gregária, residencial e bucólica. “Da interação dessas quatro escalas, nasceu uma cidade que, ‘sendo monumental’, é também cômoda, eficiente, acolhedora e íntima. É, ao mesmo tempo, derramada e concisa, bucólica e urbana, lírica e funcional”, enfatiza no documento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/04/16/senado-ira-fazer-sessao-especial-para-homenagear-os-61-anos-de-brasilia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …