Iluminação azul lembra Dia Mundial de Conscientização do Autismo — Senado Notícias

O edifício principal e a cúpula do Senado estarão iluminados com a cor azul, entre 21 e 29 de abril, para lembrar a passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril. A iniciativa, aprovada pela Primeira-Secretaria do Senado, é dos senadores Romário (PL-RJ) e Izalci Lucas (PSDB-DF) em apoio ao Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab). A ação visa dar visibilidade às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e combater preconceitos.

Para o senador Romário, reconhecido pela atuação nas pautas em favor das pessoas com deficiência no Congresso, essa iniciativa, além de chamar a atenção da sociedade para o assunto, sinaliza que os representantes da população também prestam a devida atenção à causa.

— Estamos literalmente jogando luz, iluminando de azul, para olharmos para as pessoas com autismo com respeito e cuidado, para que elas vivam em uma sociedade que os acolhe e respeita — afirma.

Izalci Lucas diz que não poderia deixar de apoiar esta ação, pois, segundo ele, as inúmeras manifestações em todo o mundo ajudam a ampliar o conhecimento e a consciência a respeito do transtorno do espectro autista e de seus efeitos.  

— Nesse sentido, ampliar a conscientização sobre o autismo e incluí-lo no censo do IBGE são passos fundamentais para implementação de políticas públicas eficazes e mais justas — ressalta.

O dia 2 abril foi escolhido como Dia Mundial da Conscientização do Autismo pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da data, celebrada desde 2008, é chamar a atenção para esse transtorno, que atinge cerca de 70 milhões de pessoas no mundo. O Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo foi instituído pela Lei 13.652, de 2018, que teve como base o PLS 321/2010, de autoria do senador Flávio Arns (Podemos-PR), aprovado pelo Congresso.

TEA

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o TEA abrange uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por interesses e atividades do indivíduo, realizadas de forma repetitiva. O TEA compreende o autismo, a Síndrome de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância e o transtorno generalizado do desenvolvimento não especificado.

A OMS estima que uma em cada 160 crianças no mundo possui o TEA. O transtorno pode limitar a capacidade de alguns indivíduos de realizar atividades diárias e participar da vida em sociedade, enquanto outros são capazes de viver de forma independente.

Ainda segundo o órgão ligado à ONU, em todo o mundo, as pessoas com transtorno do espectro autista estão frequentemente sujeitas à estigmatização, discriminação e violações de direitos humanos. Globalmente, o acesso aos serviços e apoio para essas pessoas é considerado inadequado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/04/20/iluminacao-azul-lembra-dia-mundial-de-conscientizacao-do-autismo.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Senado celebra Dia Internacional da Síndrome de Down nesta quinta — Senado Notícias

O Dia Internacional da Síndrome de Down será lembrado em sessão especial no Plenário do …