Presidente do STJ participa do webinário Diálogos de Cortes sobre Direitos da Natureza – STJ

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, participou nesta quinta-feira (22), ao lado de outras autoridades do Poder Judiciário e de especialistas, da cerimônia de abertura da segunda edição do webinário Diálogos de Cortes sobre Direitos da Natureza e o Programa Harmonia com a Natureza das Nações Unidas.​​​​​​​​​

O ministro Humberto Martins durante o evento on-line realizado nesta quinta (22), Dia Internacional da Mãe Terra.

Segundo Martins, ao instituir o Dia Internacional da Mãe Terra, comemorado em 22 de abril, a Assembleia Geral das Nações Unidas levou os Estados-membros a reconhecerem que é preciso “promover a harmonia com a natureza para alcançar um equilíbrio justo entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais do presente e das gerações futuras”. 

O ministro salientou a importância do diálogo interativo mundial, lembrando que as evidências científicas mostram que o modo de vida atual – em particular, os padrões de consumo e de produção – afetou severamente a capacidade da Terra de suportar tantas agressões. “Conceber um novo mundo exigirá um novo relacionamento com a Terra e com a própria existência da humanidade”, declarou o magistrado. 

Novos paradig​​mas

O webinário foi promovido pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do CJF, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam) e as Universidades Federais do Ceará (UFC), de Goiás (UFG) e de Santa Catarina (UFSC). Os debates, com tradução simultânea para inglês, francês e espanhol , foram transmitidos ao vivo pelo YouTube e pelo Facebook do CJF.  

O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal e coordenador científico do webinário, João Batista Lazzari, disse que o evento foi um esforço das instituições envolvidas para “ampliar o conhecimento jurídico de magistrados, com ênfase nos novos paradigmas dos direitos da natureza”. Segundo ele, “esses novos paradigmas surgem a todo momento e desafiam os magistrados nas suas tomadas de decisão”.  

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, lembrou que o webinário ajuda a promover um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, ao assegurar que as pessoas tenham informações relevantes a respeito do desenvolvimento sustentável. “Nossas instituições contribuem decisivamente para a consecução de fundamental política global de cuidados com a vida e a natureza”, declarou o reitor.  

Para o vice-presidente da Corte Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH), juiz Patricio Pazmiño Freire, esta é uma importante iniciativa acadêmica, que articula o desenvolvimento dos direitos da natureza. Ele afirmou que esses diálogos “trazem alento para a cidadania e para as cortes de uma forma geral”.

Autoridades e espec​​​ialistas 

A mesa de abertura do evento ainda contou com a presença dos seguintes representantes do Judiciário: diretor-geral da Enfam, ministro Og Fernandes; presidentes dos Tribunais Regionais Federais da 1ª e da 2ª Regiões, desembargadores federais I’talo Mendes e Messod Azulay Neto; vice-presidente do TRF da 4ª Região, desembargador federal Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle; presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Edson Ulisses de Melo, e juiz federal  Vladimir Santos Vitovsky, formador de formadores da Enfam e da Escola de Magistratura Regional Federal da 2ª Região. 

Pela área acadêmica e científica, participaram os reitores da UFC, José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, e da UFSC, Ubaldo César Balthazar; a vice-reitora da UFSC, Cátia Carvalho Pinto; a professora emérita da UFC Germana de Oliveira Moraes, o professor titular da UFG Fernando Antônio de Carvalho Dantas e a professora adjunta da UFSC Cristiane Derani – os três últimos, especialistas da Rede de Conhecimentos da ONU Harmonia com a Natureza.  

Curso Direitos ​da Natureza

O webinário marcou o lançamento do curso Direitos da Natureza: Teoria e Prática e o Programa Harmonia com a Natureza das Nações Unidas, que será ministrado até 22 de outubro, direcionado a juízes federais e estaduais do Brasil e do exterior.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/2xrfoEnpT7k/22042021-Presidente-do-STJ-participa-do-webinario-Dialogos-de-Cortes-sobre-Direitos-da-Natureza.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …