Aprovada criação de fundação para cooperação entre UE e a América Latina e Caribe — Senado Notícias

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (28), acordo que cria a Fundação Internacional UE-ALC ou Fundação EULAC. O texto foi assinado em 2016 pela União Europeia e a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos. A proposta teve parecer favorável do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e segue para promulgação.

Com sede em Hamburgo, na Alemanha, a fundação funciona em caráter provisório desde 2012 e seguirá assim até que o acordo seja referendado pelos legislativos dos países signatários.

Sua missão é promover e fortalecer a parceria estratégica entre os dois blocos de países, melhorando sua visibilidade, incentivando a elaboração de estudos e estimulando a participação do setor acadêmico e das respectivas sociedades civis.

O relator do projeto, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), recomendou a aprovação do PDL 60/2019, ponderando que o acordo atende à Constituição, que estabelece que o Brasil deve reger suas relações internacionais pelo princípio da cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.

O senador destacou que o acordo cria uma rede de parcerias estratégicas com organizações intergovernamentais, países e instituições públicas, que deverão observar o princípio do equilíbrio das duas regiões.

Os quatro parceiros iniciais da Fundação são o Instituto das Américas, na França, e a Região da Lombardia, na Itália, pela União Europeia; e a Fundação Global para a Democracia e Desenvolvimento, na República Dominicana, e a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, pela América Latina e Caribe.

A entidade vem atuando por meio de quatro programas: o Explora, que financia projetos de pesquisa de temas relevantes para a associação; o Empreende, que monitora a relação econômica entre as regiões, recolhendo e divulgando informações sobre competitividade, inovação, comércio, financiamento e capacitação de recursos humanos; o Conecta, que promove a participação da sociedade civil; e o Comunica, que  visa dar mais visibilidade à associação, revitalizar a agenda entre os parceiros e estimular o conhecimento mútuo entre as regiões.

A proposta já havia sido aprovada pela Comissão de Relações Exteriores do Senado em 2019.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/04/28/aprovada-criacao-de-fundacao-para-cooperacao-entre-ue-e-a-america-latina-e-caribe.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …