Bezerra diz que participação de Nise Yamaguchi em reuniões no Planalto foi legal — Senado Notícias

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou nesta terça-feira (11) que a médica Nise Yamaguchi participou de reuniões no Palácio do Planalto na condição de “colaboradora eventual” do comitê criado para acompanhar ações de enfrentamento à pandemia. Ele citou uma portaria de 2019 que, segundo ele, regulamenta a figura do colaborador eventual.

— É pessoa sem vínculo com a administração pública federal convocada a prestar colaboração de natureza técnica especializada ou participar de evento de interesse do ministério em caráter eventual — explicou.

Bezerra apresentou essas informações após questionamentos feitos pelo relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Durante a audiência promovida pela comissão nesta segunda-feira, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, confirmou que rejeitou a sugestão — que teria sido feita por Nise Yamaguchi — de alteração da bula da cloroquina para que esse medicamento pudesse ser prescrito para o tratamento da covid-19.

Para o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), a participação de Yamaguchi em reuniões no Palácio do Planalto não representa um problema — ele argumentou, inclusive, que o presidente Jair Bolsonaro precisa dialogar com a sociedade organizada e os cientistas.

— O que somos contra é chegar com um decreto [para alterar a bula da cloroquina para prescrevê-la no tratamento da covid-19] e pedir para o presidente da Anvisa botar isso na bula. Somos contra — declarou Aziz.

Fóruns internacionais

Em resposta a questionamento de Fernando Bezerra Coelho sobre a importância do ingresso da Anvisa, em 2019, no Conselho Internacional para Harmonização de Requisitos Técnicos para Medicamentos de Uso Humano (ICH, na sigla em inglês), Antonio Barra Torres ressaltou a importância de o Brasil ter assento nos principais fóruns internacionais do setor, especialmente durante a pandemia.

— Sem ninguém imaginar que ia ter pandemia, em 2019, foi um degrau de força que a Anvisa subiu para o que ela ia enfrentar, e ninguém sabia que ia enfrentar  isso — afirmou ele, destacando também a interlocução “ombro a ombro” nesses fóruns, que facilitaria o acesso à informação em nível internacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/05/11/bezerra-diz-que-participacao-de-nise-yamaguchi-em-reunioes-no-planalto-foi-legal.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …