Campanha do TSE mostra a segurança do voto eletrônico — Tribunal Superior Eleitoral

Lançado há 25 anos, o sistema eletrônico de votação brasileiro, que tem como principal elemento a urna eletrônica, nunca registrou nenhum caso de fraude. E essa tranquilidade que os brasileiros têm se deve à transparência trazida pelo voto digital, que, com o sistema produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pode ter sua legitimidade facilmente comprovada.

Com a crescente modernização dos procedimentos, o Tribunal decidiu reforçar aos cidadãos – por meio de uma campanha lançada nos principais veículos de comunicação – que “nas eleições brasileiras você pode confiar”, frase com a qual o ministro Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, conclui o vídeo.

Assista ao vídeo da campanha sobre a segurança do voto.

Além de apresentar e comprovar todas as etapas do processo eleitoral, a iniciativa tem como objetivo combater as fake news e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir com relação a essa segurança.

De acordo com o ministro, a urna eletrônica possibilita a divulgação de resultados no mesmo dia e a eliminação dos casos de fraudes antes registrados nos votos em papel. “O sistema é totalmente transparente e auditável, do primeiro ao último momento. Ou seja, qualquer pessoa pode conferir tudo o que foi feito”, explica.

Barroso ainda revela que as urnas enviadas a todos os Tribunais Regionais Eleitorais possuem cerca de 30 camadas de segurança, que protegem o sistema de qualquer tentativa de invasão. O ministro também enfatiza nenhum componente é ligado à internet, o que inviabiliza o acesso de hackers.

Auditorias

Os procedimentos de segurança são auditados ao menos nove vezes, desde o início (seis meses antes das eleições) ao término (após a divulgação dos resultados do pleito) e são acompanhados por representantes de partidos políticos, da Polícia Federal, de universidades e da sociedade civil, entre outros que assim desejarem.

Conheça a campanha e entenda por que o Brasil tem um dos melhores sistemas eleitorais do mundo.

Confira a versão reduzida do vídeo.

AL/LG, LC, DM

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2021/Maio/campanha-do-tse-mostra-a-seguranca-do-voto-eletronico.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

TRE-CE promove audiências e atendimento ao eleitorado do Cariri — Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, na última semana, diversas programações na região …