TJCE – Corregedoria estabelece regras para facilitar cumprimento de mandados a distância durante pandemia – AASP

Com o objetivo de aperfeiçoar o cumprimento dos atos de comunicação pelos oficiais de Justiça por meio eletrônico, a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado estabeleceu modelo de padronização dos mandados judiciais durante o período de calamidade pública em vigor no Ceará. As novas regras estão definidas na Portaria nº 32/2021, publicada no Diário da Justiça dessa segunda-feira (17/05).

Conforme o documento, fica estabelecido que os mandados judiciais identificados com “Pandemia Covid-19” deverão conter o máximo de informação possível para permitir o contato a distância com o seu destinatário. Entre os dados estão número de telefone e e-mail do destinatário e do advogado, entre outras informações importantes que viabilizem a realização do ato processual.

A iniciativa reforça uma série de medidas do Poder Judiciário para o teletrabalho e atende a uma demanda do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará, no sentido de otimizar o cumprimento das ordens judiciais durante a pandemia.

De acordo com a coordenadora de Orientação e Padronização da Corregedoria, Vládia Bringel, “essas informações facilitam o contato seguro dos oficiais de justiça com as pessoas a serem intimadas ou notificadas”.

A portaria esclarece que “nos casos em que a divulgação dos contatos possa comprometer a segurança das partes envolvidas, os dados deverão ser compartilhados através de canais exclusivos com a Unidade Judicial, e estas encaminharão aos oficiais de Justiça, em documento sigiloso, cabendo a estes evitar que tais informações sejam inseridas nos autos”.

A norma terá vigor enquanto durar a situação de calamidade, podendo ser alterada por ato do corregedor-geral, desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, em conformidade com as informações oficiais das autoridades de saúde.

Fonte: TJCE

Fonte Oficial: AASP.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Os desafios da maternidade são debatidos em painel do Mês da Mulher AASP – AASP

Discussão trouxe uma importante reflexão sobre maternidade, carreira e vida pessoal. ­ Em comemoração ao …