Vacina e cloroquina estão em campos opostos na CPI, segundo nuvem de palavras — Senado Notícias

O discurso a favor da compra de vacinas “está distante” das manifestações que apoiam o tratamento da covid-19 com drogas como a cloroquina. A conclusão é do cientista político Antonio Abdias Capelo, mestre em administração pública pela Universidade de Viçosa (MG). A pedido da Agência Senado, ele analisou as notas taquigráficas das 13 reuniões da CPI da Pandemia e produziu duas “nuvens de palavras” que demonstram visualmente as correlações entre os principais temas debatidos por senadores e depoentes ao longo dos últimos 30 dias.

imagem_materia (1).jpgO primeiro gráfico indica quais foram as 50 palavras citadas com maior frequência por parlamentares e testemunhas.

— Percebe-se dos resultados que a discussão sobre vacina dominou boa parte dos trabalhos. Entre os substantivos próprios, os nomes de Marcelo Queiroga, Eduardo Pazuello, Luiz Henrique Mandetta e Jair Bolsonaro foram os de maior frequência. Além disso, é interessante notar uma ampla citação à China, ao Amazonas e a Manaus. Convém perceber ainda diversas palavras com proximidade temática: ciência, conhecimento e informação. Isso demostra preocupação discursiva com estudos sobre os novos desafios em relação à pandemia — explica Capelo.

O segundo gráfico é mais analítico e “expõe tendências gerais dos temas abordados e das conexões entre as palavras”, segundo o cientista político. A imagem divide o teor das notas taquigráficas em quatro classes principais, identificadas por cores diferentes. A “nuvem” roxa não foi analisada porque concentra apenas formalidades do discurso parlamentar.

O discurso sobre vacinação está em azul, na parte inferior do gráfico. Essa classe reúne palavras como Pfizer, Butantan, AstraZeneca e CoronaVac. Para Antonio Abdias Capelo, o tema da vacinação “compreende-se distante” de um outro bloco temático: aquele em verde, que reúne vocábulos como tratamento, médico, leito e receita.

— Dentro desta classe, estão os outros tratamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19, como as drogas hidroxocloriquina, cloroquina e ivermectina — destaca.

De acordo com o cientista político, a classe verde se mescla com a vermelha. Esse último grupo representa discursos sobre possíveis consequências da pandemia. Embora não destaque uma palavra centralizadora como as duas anteriores, o bloco vermelho forma “nuvens” em torno de termos como família, impacto, economia e emprego.

WhatsApp Image 2021-05-28 at 17.17.49.jpeg

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/05/28/vacina-e-cloroquina-estao-em-campos-opostos-na-cpi-segundo-nuvem-de-palavras.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …