Comissão de Defesa do Consumidor celebra aprovação do PL contra o superendividamento – OAB

A Comissão Especial de Defesa do Consumidor (CEDC) da OAB Nacional celebra a aprovação do PL 1805/21, pelo Senado Federal, nesta quarta-feira (9), medida que cria regras para prevenir o superendividamento dos consumidores brasileiros. A atuação da CEDC foi fundamental para aprovação da nova lei. O colegiado da Ordem se engajou nos debates sobre o tema, promovendo dezenas de eventos e audiências públicas sobre o assunto ao longo dos últimos anos.

A CEDC entende que a nova lei se mostrou ainda mais necessária em razão do cenário gerado pela pandemia da covid-19, sendo primordial destacar pontos do texto que atuam na prevenção ao superendividamento, que hoje atinge mais de 62 milhões de pessoas no Brasil. A nova medida tem como foco ainda proibir práticas enganosas e ampliar a conscientização da cultura do pagamento das dívidas, com estímulo à renegociação e à organização de planos de pagamento e de audiências de negociação de dívidas.

A presidente da CEDC, Marié Miranda, destaca o intenso e árduo trabalho feito pela OAB para aprovação da medida. Através da CEDC da OAB Nacional e das Comissões de Defesa do Consumidor das seccionais, foram realizados diversos eventos para debater o tema, como audiências públicas com os relatores do texto na Câmara e no Senado, manifesto de entidades de defesa do consumidor, audiências públicas na Câmara, no Senado e no Ministério da Justiça, além do lançamento de cartilhas para orientar os consumidores superendividados.

“A aprovação deste Projeto de Lei significa que teremos regras para o tratamento e prevenção aos mais de 60 milhões de superendividados brasileiros, resgatando estes brasileiros ao mercado e com certeza trazendo melhoras a economia do país. A OAB, através das comissões de consumidor das seccionais também assumirá um importante papel daqui para frente, apoiando e participando intensamente nas negociações previstas no projeto de lei entre os consumidores e empresas credoras”, destacou Marié Miranda.

O texto aprovado pelo Senado segue agora para sanção presidencial. Entre outros pontos, a medida cria mecanismo que impendem a contratação de empréstimos acima da capacidade de pagamento do consumidor, estabelece prazo de sete dias para o consumidor desistir de crédito consignado contratado e proíbe bancos e instituições financeiras de assediar ou pressionar consumidores para contratação de empréstimos, principalmente pessoas mais vulneráveis, como idosos e analfabetos.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/58915/comissao-de-defesa-do-consumidor-celebra-aprovacao-do-pl-contra-o-superendividamento.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …