Senado aprova regras para combater superendividamento dos consumidores — Senado Notícias

O Senado aprovou nesta quarta-feira (9) regras para combater o superendividamento dos cidadãos. O projeto (PL 1.805/2021), que segue para sanção, tem foco na educação financeira do consumidor, na transparência dos contratos e na negociação com os credores. Serão proibidas práticas como anunciar oferta de crédito com “taxa zero” ou “sem juros”. A proposta também prevê a entrega obrigatória ao consumidor de cópia do contrato, constando informações claras sobre os riscos, taxas de juros e custo efetivo da operação.

O relator do projeto, senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), lembrou que o texto original da proposta é de 2012 (PLS 283/2012), fruto da comissão temporária que propôs alterações no Código de Defesa do Consumidor (CDC). O texto da comissão de juristas foi então encampado pelo então presidente do Senado, José Sarney, e tramitou quase 10 anos no Congresso. 

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2021/06/senado-aprova-regras-para-combater-superendividamento-dos-consumidores.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

leis precisam ser atualizadas para melhorar recursos hídricos no DF — Senado Notícias

Pesquisadores e representantes de órgãos públicos defenderam, em audiência nesta quarta-feira (27), a atualização da …