Paim destaca pesquisa que mostra apoio dos brasileiros à redução das desigualdades — Senado Notícias

Em pronunciamento nesta terça-feira (15), o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou que a maioria da população brasileira apoia medidas para a redução da desigualdade, de acordo com pesquisa realizada pela Oxfam Brasil em parceria com o Instituto Datafolha.

O parlamentar mencionou que 86% dos consultados consideram que o progresso do país está condicionado à diminuição da desigualdade entre pobres e ricos, e que 84% dos entrevistados concordam com o aumento dos impostos para as pessoas mais ricas, com o objetivo de financiar políticas sociais.

— 67% concordam que o fato de ser mulher impacta negativamente na renda obtida e 78% dos entrevistados concordam que a justiça é mais dura com os negros e índios — observou ele.

Paim também ressaltou que 76% dos consultados pela pesquisa acreditem que a cor da pele influencia na contratação por empresas no Brasil, e que 62% considerem que ter acesso à saúde é uma das três principais prioridades para melhorar a vida da população, juntamente com a educação e a fé religiosa.

O senador afirmou que a percepção dos brasileiros revelada nessa pesquisa converge com os objetivos de vários projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, como o PLC 130/2011, do qual ele foi relator, que prevê punição para empresas que pagarem salários diferentes para homens e mulheres que exerçam a mesma função; o PL 4.373/2020, de sua autoria, que tipifica como crime de racismo a injúria racial; e o PL 5.231/2020, também de sua autoria, que proíbe a conduta de agente público ou profissional de segurança privada fundada em qualquer tipo de preconceito.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/06/15/paim-destaca-pesquisa-que-mostra-apoio-dos-brasileiros-a-reducao-das-desigualdades.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Pacheco comenta melhor avaliação do Congresso em duas décadas — Senado Notícias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comentou, nesta quarta-feira (27), o levantamento do Instituto …