Congresso decreta luto de três dias por mortos de covid-19 — Senado Notícias

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, decretou, nesta terça-feira (22), luto de três dias pelo atingimento da marca de 500 mil brasileiros mortos em decorrência da covid. A medida seguiu-se ao acolhimento de requerimento do senador Fabiano Contarato (Rede-ES) de voto de pesar pelos falecidos e apresentação de condolências aos familiares e amigos afetados pela pandemia.

— Em 19 de junho o Brasil superou a triste marca de 500 mil cidadãos e cidadãs vítimas fatais da pandemia de covid-19. Mais de 18 milhões encontram-se infectados. O número é estarrecedor e causa profundo pesar em toda a nação — salientou Contarato em seu requerimento.

Contarato lembrou que, quando o número de mortos chegou a 100 mil, o Congresso Nacional decretou luto oficial de quatro dias. No entanto, conforme sublinhou, o governo federal ainda silencia diante do que chamou de “atrocidade”. Ele disse que é fundamental a função do Congresso, tanto na geração de leis para enfrentamento à pandemia quanto na apuração de responsabilidades.

— Os representantes do povo no Poder Legislativo se empenharão incansavelmente para superar esse quadro com a urgência devida.

O anúncio do luto foi seguido de um minuto de silêncio. Na sequência, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), em nome da bancada de seu partido, lembrou as mortes dos senadores Arolde de Oliveira, José Maranhão e Major Olimpio em decorrência da covid-19. Ele avaliou que o número de falecimentos não precisava ter chegado a 500 mil.

— Que possamos evitar que mais brasileiros venham a morrer — afirmou.

O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) associou as mortes à quantidade de erros cometidos pelas autoridades brasileiras e à falta de uma liderança capaz de conduzir à eficácia das ações de União, estados e municípios.

— Não podemos esquecer da fogueira de vaidades que se instalou logo no início desta pandemia, do palanque que se instalou na busca de protagonismo, da afronta à ciência, ao negacionismo — lamentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/06/22/congresso-decreta-luto-de-tres-dias-por-mortos-de-covid-19.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

leis precisam ser atualizadas para melhorar recursos hídricos no DF — Senado Notícias

Pesquisadores e representantes de órgãos públicos defenderam, em audiência nesta quarta-feira (27), a atualização da …