Plenário aprova voto de aplauso a Itamar Franco, que completaria 91 anos — Senado Notícias

Foi aprovado pelo Plenário do Senado nesta terça-feira (29) voto de aplauso ao ex-presidente da República e senador Itamar Franco, que faleceu há dez anos.

O requerimento que pediu o voto de aplauso (RQS 1.720/2021) é de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu em 28 de junho de 1930 e faleceu em 2 de julho de 2011, quando exercia mandato no Senado.

No requerimento, Pacheco informa que Itamar formou-se engenheiro civil em 1955, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Iniciou a vida política em 1964, foi eleito prefeito de Juiz de Fora em 1966 e reeleito em 1971. Itamar foi eleito senador pela primeira vez em 1974, sendo reeleito em 1982.

Depois, foi vice-presidente de Fernando Collor, assumindo a Presidência da República em 1992. No ano seguinte, lançou as bases do Plano Real. Itamar foi também embaixador em Portugal, na Itália e na Organização dos Estados Americanos (OEA). Em 1998 foi eleito governador de Minas Gerais. No começo de 2011 assumiu novo mandato no Senado.

— Em seu governo, buscou defender os interesses do povo mineiro, adotando medidas que culminaram na repactuação da dívida de Minas Gerais com a União e defendendo as empresas estatais mineiras. (…) Esse ilustre mineiro e brasileiro nos deixou esse imenso legado de honestidade, retidão e dedicação à vida pública, legado esse que cabe a nós, homens públicos, manter vivo e presente na memória dos brasileiros! — afirmou Rodrigo Pacheco em Plenário.

O voto de aplauso será encaminhado a familiares de Itamar e ao governo de Minas. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/06/29/plenario-aprova-voto-de-aplauso-a-itamar-franco-que-completaria-91-anos.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Está no ar o site comemorativo dos 200 anos do Senado — Senado Notícias

O Senado lançou um site comemorativo pelos seus 200 anos de criação. A página está …