Exposição virtual celebra a história de 130 anos do STF na República – STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) abre nesta quinta-feira (15) a exposição virtual “Espaços, memórias e avanços tecnológicos” como parte das comemorações dos 130 anos da Corte na República. O acervo – que reúne mais de 100 peças entre reproduções fotográficas, documentos digitalizados e recursos multimídia – estará disponível na plataforma de ambientes virtuais 3D Artsteps.

A mostra delineia a trajetória, marcos e momentos relevantes do Supremo em quatro ambientes, dispostos em ordem cronológica. É possível realizar uma caminhada virtual, aproximar-se das obras e clicar para mais informações. Pode-se, também, optar pelo tour guiado, que conta com locução explicativa.

Acervo digital

Entre os itens mais simbólicos da exposição estão a ata de instalação do STF em 28 de fevereiro de 1891 e fotografias do Plenário na antiga sede da Corte, no Rio de Janeiro, de 1909 a 1960. Existem também processos manuscritos do século 19 e outros com peças datilografadas, novidade em 1930.

Os visitantes terão acesso a registros da construção da nova sede em Brasília, assim como uma foto do escultor Alfredo Ceschiatti em visita à sua obra, a estátua “A Justiça”, localizada na frente do edifício-sede, na Praça dos Três Poderes.

A exposição conta, ainda, com blocos para representar o avanço tecnológico na era da modernização institucional da Suprema Corte. Entre os itens está o telex, que, em 1972, prenunciou a era da tecnologia da informação.

A iniciativa é uma realização da Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação (SAE), responsável pelo Museu do STF. Para a seleção do acervo, o STF contou com a colaboração de instituições culturais de âmbito nacional, como a Fundação Casa de Rui Barbosa, o Museu das Comunicações e Humanidades e o Arquivo Público do Distrito Federal.

GT/EH

Fonte Oficial: http://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=469150&ori=1

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

STF mantém validade de interrogatórios prestados por diplomata alemão acusado de matar marido no RJ – STF

Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou pedido para invalidar interrogatórios …