Ministro Marco Aurélio é homenageado na 23ª Edição do Encontro das Rosas – STF

Em razão de 31 anos dedicados ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Marco Aurélio foi homenageado no lançamento da 23ª Edição do Encontro das Rosas, cujo tema este ano é “A Estrutura Harmônica da Comunicação na Justiça”. O decano completou 75 anos de idade nesta segunda-feira (12), data em que se aposenta compulsoriamente.

Realizado por videoconferência, o evento foi promovido pela Associação Nossa Senhora de Lourdes em parceria com da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, subseção da Barra da Tijuca (RJ), e com o apoio da Escola Superior de Advocacia dessa subseção, do Museu da Pessoa da Cidade de São Paulo, do Grupo NDTV de Comunicação, do Estado de Santa Catarina, e da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale).

Contribuição

A cerimônia contou com a participação de representantes de vários segmentos da sociedade civil brasileira e internacional (Colômbia, Portugal, EUA), como religiosos, professores, profissionais do direito e da comunicação, e entidades. Todos os participantes, entre eles a idealizadora do evento e fundadora da Associação Nossa Senhora de Lourdes, Lisandra Alves, agradeceram ao ministro Marco Aurélio por sua dedicação e contribuição social durante mais de três décadas no STF, em especial pela criação da TV Justiça, ocorrida durante sua gestão na Presidência da Corte.

Fiel escudeiro da Constituição

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, afirmou que a atuação do decano se caracteriza pela vasta experiência de conhecer toda a jurisprudência da Corte, bem como por ser um “fiel escudeiro da Constituição”.

Fux observou que, por vezes, o ministro Marco Aurélio foi vencido na votação e, tempos depois, o Plenário consagrou entendimento afirmado no voto vencido. “Essa é a beleza do colegiado”, salientou, ao acrescentar que o STF sentirá a falta do homenageado, que é um grande debatedor “e isso é essencial no Plenário de uma Corte Suprema”.

Argumentador vigoroso

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, contou que o decano foi relator de diversos processos nos quais ele atuou como advogado e comentou que “talvez não haja juiz melhor para um advogado, quer pela gentileza no trato quanto pela visão de mundo”.

Da convivência do Supremo, Barroso ressaltou que passou a admirar o entusiasmo que o ministro Marco Aurélio dedicou ao ofício de julgar ao longo de décadas, e acrescentou que, no Plenário, o homenageado sempre foi um “argumentador vigoroso e, fora do Plenário, uma pessoa afável e espirituosa”.

Independência e comportamento exemplar

Por sua vez, o ministro Edson Fachin registrou a generosidade do homenageado com a troca de ideias. “Nunca regateou tempo para dialogar e debater matérias do direito e de interesse da sociedade”, afirmou, ao destacar que o ministro Marco Aurélio “sempre se reconheceu na independência e a reconheceu como virtude a ser seguida por seus pares”.

Fachin lembrou recomendação feita pelo ministro Marco Aurélio aos integrantes mais novos na Corte: “Não se dá as costas à toga” e destacou que o homenageado dá exemplo com seu próprio comportamento. “Nós, que aqui ficamos no Tribunal, reconhecemos a marca de Sua Excelência na capacidade, no rigor, mas, especialmente, na vocação”, concluiu, ressaltando que o ministro “é merecedor de toda gratidão e reconhecimento”.

Auxílio à imprensa

Em nome dos jornalistas que fazem a cobertura do STF e do Poder Judiciário, a secretária de Comunicação da Corte, Mariana Oliveira, agradeceu ao ministro Marco Aurélio a paciência e a atenção com que ele sempre atendeu à imprensa, explicando julgados, decisões e contextos nos quais eles ocorreram.

Segundo Mariana Oliveira, o ministro Marco Aurélio tem um papel fundamental para que a sociedade compreenda melhor o Supremo e o Judiciário, além de sempre ter atuado para garantir uma maior transparência por meio de explicações, de entrevistas e, também, da TV Justiça. “Tenho certeza de que o ministro continuará contribuindo e ajudando a imprensa a escrever a história do Supremo Tribunal Federal”.

Agradecimento

“Essa iniciativa fecha, sem dúvida alguma, com chave de ouro a minha passagem como julgador. É uma satisfação enorme ser alvo dessa homenagem”, declarou o ministro Marco Aurélio. Para ele, nada gratifica mais o homem do que servir com desprendimento, imparcialidade e “pureza d´alma ao seu semelhante”. “Sinto-me hoje um homem com a consciência tranquila”, completou.

O ministro Marco Aurélio salientou a rapidez entre a idealização da TV Justiça e o início de seu funcionamento. “Foi um projeto que tinha que dar certo, tanto que da saída do meu gabinete até a entrada no ar, nós tivemos um período curtíssimo de cerca de um ano”, contou.

Segundo ele, a emissora encerra algo importantíssimo na administração pública que é a transparência, a publicidade de tudo o que é feito no Poder Judiciário. “Nós servidores, e eu me sinto um servidor público, devemos prestar contas ao contribuinte”, concluiu o homenageado.

Tributo

Outra iniciativa desta edição do Encontro das Rosas é a publicação do Tributo TV Justiça Brasil – Ramalhete de Rosas, em homenagem ao legado do ministro Marco Aurélio pelos 31 anos de Supremo Tribunal Federal e pela criação da TV Justiça.

EC/EH

 

Fonte Oficial: http://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=469207&ori=1

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Supremo condena mais 14 réus por participação nos atos antidemocráticos de 8/1 – STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 14 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 …